A Bahamasair, companhia aérea nacional das Bahamas, está mais perto de fechar um pedido de até 10 jatos novos para modernizar e expandir sua frota.
E, segundo o CEO da empresa, Tracy Cooper, o Airbus A220 é o modelo mais cotado, de acordo com declarações feitas durante a conferência Routes Americas na semana passada.
A Bahamasair tem atualmente uma frota de 10 aeronaves, sendo seis turboélices ATR novos (das variantes ATR 42 e ATR 73), mas quatro Boeing 737-700 com média de idade de mais de 20 anos.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Cooper afirmou que o A220 é a “aeronave favorita” que a empresa está avaliando, deixando no ar que a Bahamasair também teria recebido propostas da Embraer (família E2) e Boeing (737 MAX).
O Airbus A220 “nos oferece oportunidades de fazer coisas que não estamos fazendo atualmente, esse avião pode voar facilmente para todos os Estados Unidos e nos levar para a América Latina”, disse o executivo-chefe.

A variante A220-300, que leva em média 140 passageiros, tem alcance de 6.300 km, o que permitiria em tese estabelecer rotas para a Costa Oeste dos Estados Unidos bem como voar para boa parte do Brasil.
Uma decisão a respeito é esperada para este ano, caso os recursos financeiros para um acordo estejam disponíveis pelo governo local.
A família A220 teve uma redução de nove aeronaves em sua carteira de pedidos em 2024 após um forte crescimento por dois anos seguidos.
De acordo com dados de janeiro da Airbus, há no momento 904 pedidos firmes dos quais havia sido entregues 392 aeronaves.
Pelos requisitos procurados pela empresa caribenha o A220 já levou essa e, provavelmente, só condições financeiras bem vantajosas oferecidos a ela fará com que a Embraer vire o jogo.