Uma das maiores empresas de logística do mundo, a United Parcel Service (UPS) anunciou planos para adquirir até 150 aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical (eVTOL) Beta Technologies (BETA). Os aparelhos serão destinados a subsidiária UPS Flight Forward, divisão que será focada em serviços de entregas por eVTOLs.
“Isso é tudo uma questão de inovação com foco no retorno para nossos negócios, nossos clientes e o meio ambiente”, disse Juan Perez, diretor de informação e engenharia da UPS. “Essas novas aeronaves criarão eficiência operacional em nossos negócios, abrirão possibilidades para novos serviços e servirão como base para soluções futuras para reduzir o perfil de emissões de nossas operações aéreas e terrestres.”
A aeronave elétrica proposta pela BETA, chamada Alia 250c, será equipada com quatro hélices verticais fixas e uma hélice impulsora. Segundo o fabricante, o veículo terá alcance de 400 km, velocidade de cruzeiro de 275 km/h e capacidade para transportar até 635 kg em cargas.
O primeiro lote de 10 aeronaves eVTOL está programado para ser entregue a UPS em 2024. A empresa também vai receber da BETA estações de recarga elétrica para as aeronaves.
Veja mais: eVTOL da Embraer aparece pela primeira vez em voo