A Airbus enfim conseguiu negociar os primeiros jatos A330-800, o menor modelo da família de nova geração A330neo. O primeiro cliente da aeronave será a companhia Kuwait Airways, que fez um pedido preliminar para oito aviões – ainda não se trata de um pedido firme. O novo jato europeu está programado para estrear no serviço comercial a partir de 2019.
O pedido da empresa do Kuwait, no entanto, teve um custo elevado para a Airbus. Ao encomendar os A330-800, a companhia aérea do Oriente Médio reduziu seu pedido pelos jatos A350-900 de 10 para cinco aeronaves, como apontou o site Flight Global.
Lançado em julho de 2014, o programa A330neo vem tendo um resultado comercial vagaroso. Os principais motivos desse desempenho são a frota relativamente nova de jatos A330 de primeira geração em operação e a forte concorrência imposta pelo Boeing 787.
A Airbus tem até o momento 224 pedidos firmes pelo A330neo, mas todos pela variante maior A330-900. O primeiro operador do novo jato será a companhia TAP, de Portugal, que vai iniciar os voos comerciais com a aeronave nas próximas semanas. Outra empresa que também vai receber o avião ainda neste ano é a Azul.
“O A330-800 se ajustará perfeitamente aos nossos planos de expansão e crescimento da frota. Sua economia e desempenho operacional imbatíveis, além do melhor conforto para os passageiros da categoria, fazem dele um investimento sólido. Nosso relacionamento com a Airbus se estende para além das aquisições de aeronaves e esperamos continuar colaborando em campos técnicos”, disse Yousef Al-Jassim, presidente da Kuwait Airways.
Segundo a Airbus, os modelos da família A330neo são até 14% mais eficientes que os A330 da geração anterior. As principais novidades nas aeronaves renovadas são os motores mais avançados, com consumo de combustível reduzido, e os “Sharklets”, dispositivos instalados nas pontas das asas que ajudam a diminuir o arrasto aerodinâmico do avião.
A capacidade de passageiros dos A330neo muda pouco em relação aos jatos da primeira série. O modelo estreante, o A330-900 (substituto do A330-300) é oferecido na configuração típica com 287 assentos em três ou duas classes, ou até 440 poltronas em cabine de alta densidade. Já o A330-800 (substituto do A330-200) é projetado para transportar de 257 a 406 passageiros.
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