A IndiGo anunciou nesta quinta-feira, 25, que chegou a um acordo com a Airbus para a encomenda firme de jatos 30 A350-900 equipados com motores Trent XWB.
É a primeira encomenda de um widebody da companhia aérea indiana de baixo custo, fundada em 2005. Atuamente, a IndiGo é uma grande cliente da Airbus, com mais de 320 jatos da família A320.
Em 2023, a empresa aérea fechou o maior pedido único de aeronaves da história ao encomendar 500 jatos da família A320neo.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Há algum tempo, a IndiGo menciona que iria expandir sua frota com aeronaves de corredor duplo e longo alcance e a escolha do A350 não surpreende diante do relacionamento entre as duas companhias.
“Novo capítulo”
Curiosamente, a IndiGo tem hoje dois Boeing 777-300ER recebidos de segunda mão e que são usados em voos diários para Istambul, na Turquia, a partir de Mumbai e Deli.
Em agosto de 2023, a Reuters, citando fontes, afirmou que a IndiGo estava perto de anunciar um pedido de 25 787 Dreamliner com a Boeing.
“O momento histórico de hoje marca um novo capítulo para a IndiGo e moldará ainda mais o futuro da companhia aérea e da aviação indiana ao mesmo tempo. Para a IndiGo, depois de ser pioneira com sucesso nos céus indianos com uma viagem sem precedentes, a sua frota de 30 aeronaves Airbus A350-900 permitirá à IndiGo embarcar na sua próxima fase para se tornar um dos principais players globais da aviação”, disse Pieter Elbers, CEO da IndiGo.
A expansão em direção aos voos de longa distância ocorre após a Air India, antiga estatal, iniciar um grande ciclo de investimentos sob o controle do Grupo Tata.