Acumulando dívidas e vendo seu futuro sob risco, as companhias aéreas ultra baixo custo Frontier e Spirit Airlines tentaram chegar a um acordo para uma possível fusão, mas novamente as conversas não deram em nada.
Em um documento enviado para a Bolsa de Valores dos EUA, a Spirit afirmou ter rejeitado uma proposta da Frontier Airlines que envolvia o pagamento de US$ 400 milhões mais 19% de seu capital aos seus acionistas.
Em vez disso, a Spirit espera deixar a concordata em março e buscar uma reestruturação financeira com suas próprias pernas.
A potencial fusão poderia criar a 5ª maior companhia aérea dos EUA, atrás apenas da United, American, Delta e Southwest e pouco à frente da Alaska/Hawaiian.
Juntas, as duas empresas transportariam cerca de 100 milhões de passageiros por ano e somariam uma frota de mais de 400 aeronaves.
Mas a Spirit considerou que a união dos negócios implicaria em mais investimentos e demoradas aprovações regulatórias.
Frontier e Spirit chegaram a anunciar um pré-acordo de fusão em 2022, mas que foi ‘atropelado’ pela JetBlue, que fez uma proposta melhor pela companhia aérea sediada na Flórida.
No entanto, a fusão foi barrada pela Justiça dos EUA, que considerou o acordo prejudicial para a competitividade no mercado de viagens aéreas do país.