Pet Airways
A Pet Airways foi um empresa americana especializada exclusivamente no transporte aéreo de animais de estimação. A empresa afirmava ser a pioneira nesse nicho, onde os animais voavam na cabine principal dos aviões, e não nos compartimentos de carga.
A empresa foi fundada pelo casal Dan Wiesel e Alysa Binder, que tiveram a ideia ao planejar uma viagem com seu cachorro. O lançamento da empresa foi financiado por um grupo de investidores.
A Pet Airways operou de 2009 a 2011, quando as operações cessaram. Quando as operações foram encerradas, mais de 9.000 animais de estimação haviam sido transportados pela empresa. Em seu auge, a empresa montou uma frota de 20 turboélices Beechcraft King Air e atendia nove destinos nos EUA.
Os bilhetes por animal custavam entre US$ 150 e US$ 500, dependendo do tamanho do bicho. A empresa também oferecia voos individuais, uma espécie de voo executivo para pets. As reservas eram feitas pelo site da Pet Airways, que ainda continua no ar.
Os animais de estimação, que empresa chamava de “pawsengers”, eram registrados em “lounges para animais” em cada aeroporto que a companhia operava. Durante o voo, os animais de estimação ficavam sob os cuidados de comissários treinados e eram verificados pelo menos a cada 15 minutos.