As companhias aéreas Spirit Airlines e Frontier Airlines, ambas focadas em viagens de baixo custo, anunciaram nesta segunda-feira (7) o processo de fusão das empresas. Com o negócio, a futura companhia se tornará a 5ª maior no ramo da aviação comercial dos Estados Unidos, de acordo com informações da Associated Press.
A frota das aéreas “low cost” é composta por modelos Airbus A319, A320 e A321, o que facilitará a combinação das duas malhas. A Spirit possui 175 aeronaves atualmente, enquanto a Frontier tem 111. A nova operação, portanto, soma o total de 286 aviões, bem distante da Southwest, mas uma frota bastante significativa.
- American confirma investimento de mais de R$ 1 bilhão na Gol
A fusão está avaliada em US$ 6,6 bilhões ao contabilizar dívidas e outros passivos. Como resultado para os consumidores, Spirit e Frontier disseram que vão oferecer “tarifas mais baixas para mais destinos”.
O esperado é que a junção de forças traga uma economia anual na casa de US$ 1 bilhão. No comunicado, as empresas garantiram a estabilidade de 15 mil profissionais, e projetaram a contratação de mais 10 mil empregos diretos até 2026.
“Estamos ansiosos para unir nossas equipes talentosas para agitar o setor de companhias aéreas, ao mesmo tempo em que continuamos nosso compromisso com o excelente serviço”, disse Ted Christie, presidente e CEO da Spirit.
No plano, a futura cia aérea disse que terá mais destinos para Estados Unidos, América Latina e Caribe. “Incluindo grandes cidades e comunidades carentes”, afirmaram Spirit e Frontier.
No novo arranjo societário, a Frontier será majoritária, com 51,5%, com o restante nas mãos dos acionistas da Spirit.
Fundada em 1994, a Frontier tem sede em Denver e sua malha atende sobretudo destinos na Costa Leste dos EUA, além de cidades no Caribe, México e América Central.
Já a Spirit Airlines surgiu antes, em 1980, mas só deu início às operações em 1992. Ela atua numa área parecida com a Frontier, mas realiza voos também para a América do Sul com rotas para o Equador e Colômbia.