Um dos dois KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB), aeronaves planejadas para conversão para reabastecimento aéreo, deve ter outra missão, transportar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Segundo apurou o Poder 360, Lula teria determinado ao Ministério da Defesa que um dos Airbus A330-200 seja transformado em aeronave VVIP (sigla para very very important person, ou pessoa muito muito importante).
Os dois A330-200 foram comprados pela FAB em abril de 2022 por US$ 80,6 milhões em concorrência que só teve a participação da holding que controla a companhia aérea Azul.
Os jatos não pertenciam à empresa aérea, que os alugou de terceiros durante algum tempo. Após vencer o leilão por falta de outras propostas, a Azul comprou as duas aeronaves para então repassá-las à FAB.
Na época, o então Comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Junior, pretendia converter os A330, rebatizados como KC-30, para o padrão MRTT, de reabastecimento aéreo, até 2024. No entanto, o acordo com a Airbus nunca foi divulgado se é que chegou a ocorrer.
Em vez disso, os KC-30 seguem configurados como aeronaves comerciais e estão realizando voos de longo curso com a FAB e para apoio às viagens presidenciais como as recentes visitas de Lula ao Japão e China – o presidente utilizou o VC-1A, Airbus A319 comprado em seu primeiro mandato.
Cama de casal e mais espaço
Segundo o Poder 360, Lula teria gostado da experiência a bordo do KC-30 quando voou com ele para os Estados Unidos. Embora sem as comodidades do VC-1A como cama de casal e banheiro privativo, o A330 pode voar por distâncias mais longas, evitando escalas indesejadas.
O Comando da Aeronáutica teria apresentado o projeto de converter um dos A330-200 para avião presidencial nesta quarta-feira (31) ainda de acordo com o site.
México vende 787, Argentina compra 757
A relação de mandatários latino-americanos com aviões presidenciais é diversa. Há os que dispensaram esse recurso, preferindo alugar aeronaves comerciais (Mauricio Macri na Argentina e Fernando Henrique Cardoso no Brasil), e os que veem economia e segurança em manter um jato desse tipo a postos.
Recentemente, dois casos chamaram a atenção. Na semana passada, o presidente argentino Alberto Fernández recebeu o substituto do famoso Tango 01, um Boeing 757 VIP comprado nos anos 2000.
A aeronave usada, também um 757, foi comprada por US$ 25 milhões, parcialmente paga com o repasse do Tango 01.
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Outro político de raízes de esquerda, Andrés Manuel López Obrador, do México, assumiu o governo em 2019 e seguiu rumo diferente ao prometer se livrar do Boeing 787 Dreamliner presidencial, chamado por ele de “elefante branco”.
Obrador só entrou no avião recentemente quando anunciou a venda do moderno 787 para o governo do Tajiquistão em abril.