Concorrente da Embraer, jato A220 da Air Tanzania tem problema em motor

Três dos quatro aviões da companhia aérea africana estão no solo, aguardando solução da Pratt & Whitney, fabricante do novo turbofan
Um dos quatro A220-300 da Air Tanzania (Airbus)

A Air Tanzania, principal companhia aérea do país africano, anunciou na semana passada uma redução de seus voos causada pela indisponibilidade dos jatos Airbus A220-300, concorrente da Embraer.

O problema envolve o motor PW1500G, fornecido pela Pratt & Whitney e que há tempos têm necessitado de substituição de peças de uma seção de alta pressão, além de ajustes no software de controle do sistema FADEC (Full Authority Digital Engine Control).

A Air Tanzania possui quatro A220-300 em sua frota, mas apenas um deles, o 5H-TCI, está em serviço. No dia 5, a transportadora realizou o último voo com o A220 de matrícula 5H-TCL enquanto o Airbus 5H-TCM não voa desde 27 de agosto. O quarto A220-300 da empresa (5H-TCH) já havia sido enviado para a Holanda em janeiro para ser armazenado.

“Devido aos desafios técnicos mundiais do motor PW1524G-3 utilizado na aeronave Airbus A220-300 e considerando os requisitos de segurança, temos seguido instruções profissionais para prestar um serviço de qualidade e segurança. E às vezes levamos as aeronaves para revisões a fim de atender as exigências dos fabricantes desses motores. Essas medidas causaram atrasos em nossos voos enquanto esse desafio está sendo resolvido”, disse um comunicado da companhia no Twitter.

O A220 de matrícula 5H-TCH está sem voar desde janeiro (AT)

Em entrevista ao Air Insight, o CEO da Air Tanzania, Ladislaus Matindi, afirmou não ter uma previsão de quando as aeronaves voltarão a operar. “Não há motores sobressalentes suficientes para manter os aviões operando enquanto os turbofans afetados passam por manutenção”, disse o chefe executivo.

O impacto da suspensão dos voos é bastante grande na Air Tanzania, que opera poucas aeronaves. Além dos A220, ela tem cinco turboélices Dash 8 e dois Boeing 787-8.

O E190-E2 é equipado com o novo motor da linha Pure Power desenvolvido pela Pratt & Whitney (Thiago Vinholes)
O motor PW1900G usado pelo Embraer E190-E2 (Thiago Vinholes)

Motor semelhante nos Embraer E-Jets 2

As falhas que ocorrem nos turbofans PW1500G também podem ocorrer com o modelo PW1900G, que equipam os E190-E2 e E195-E2, da Embraer.

As aeronaves rivais se beneficiaram da enorme eficiência do motor da Pratt & Whitney, do tipo GTF (Geared Turbofan, ou turbofan com engrenagens numa tradução livre), que permite uma redução significativa de emissões tanto sonora quanto de poluentes, além de consumir menos combustível.

Segundo a PW, a há 280 aeronaves voando com motores GTF no mundo atualmente, mas aparentemente são poucas as afetadas pelo problema. A Swiss e a Air Baltic passaram por situações semelhantes, por exemplo.

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