Condor encerra operações no Brasil em meio à crise

Companhia aérea alemã, que tem quase metade das ações nas mãos do falido grupo Thomas Cook, realizou seu último voo entre Fortaleza e Frankfurt neste domingo
Boeing 767-300 da Condor: companhia alemã encerrou operação no Brasil (Oliver Holzbauer)
Boeing 767-300 da Condor: companhia alemã encerrou operação no Brasil (Oliver Holzbauer)

Conhecida pelos preços acessíveis e um bom serviço focado em atender o Nordeste brasileiro, a companhia aérea Condor realizou neste fim de semana seu último voo para o país. O voo DE 2347 decolou de Fortaleza no domingo e pouso em Frankfurt já na segunda-feira, encerrando sua operação no Brasil. Antes disso, na semana passada, a empresa já havia realizado a última frequência para Recife, seu outro destino no país.

Afetada pela falência da empresa de turismo britânica Thomas Cook, que detém 49,9% das suas ações, a Condor tem buscado ajuda do governo alemão para continuar operando. No dia 24, a empresa anunciou que receberá um empréstimo-ponte de 380 milhões de euros (R$ 1,7 bilhão) para mantê-la operando pelos próximos seis meses. Porém, o valor depende de uma auditoria realizada pela Comissão Européia que só então aprovará o repasse.

Embora afirme que suas rotas continuavam a ser operadas normalmente, a Condor decidiu suspender os voos para o Brasil. Em nota ao site Melhores Destinos, a companhia aérea alemã não explicou o motivo da saída do mercado brasileiro, embora tenha insinuado que não seriam lucrativas. Apesar disso, diz estar “continuamente monitorando sua rede de voos”, abrindo a possibilidade de retornar no futuro.

A Condor passou a voar para vários destinos no Brasil em 2016, incluindo o Rio de Janeiro e Salvador, mas permaneceu focada em Recife e Fortaleza nos últimos anos. A empresa chegou a fechar um acordo de code-share com a Azul para permitir que seus passageiros seguissem para outros destinos. No site da empresa, ainda é possível encontrar ofertas para Recife e Rio de Janeiro, mas que utilizam voos da Copa Airlines e que levam os clientes até Punta Cana, onde um A330 da Air Tanker faz a ligação com Frankfurt, uma epopeia de quase 30 horas.

Fundada em 1955, a Condor teve a Lufthansa como sócia e que cinco anos depois assumiu a companhia integralmente, inclusive aplicando uma pintura semelhante às suas aeronaves. Nos anos 2000, o grupo Thomas Cook passou a ser sócio da Condor e concluiu sua compra em 2009. No começo deste ano, a empresa britânica recebeu sondagens da Lufthansa que mostrou em interesse em recomprá-la. Com 53 aeronaves em sua frota, entre modelos A320, A321 e 757, a companhia alemã utiliza o widebody 767-300ER, em seus voos de longa distância incluindo até ontem os voos para o Brasil.

A Condor foi uma subsidiária integral da Lufthansa até os anos 2000 (Divulgação)

Veja também: Mais duas companhias aéreas sucumbem na Europa

Previous Post

SAS revela seu primeiro A350 com nova pintura

Next Post

Após ressaca com LATAM, American Airlines lança novo voo para Miami

Related Posts