Aeroporto mais congestionado do Brasil, Congonhas deverá ser assumido pela empresa espanhola AENA a partir de setembro, quando se encerra a fase de transição e passa a vigorar a concessão vencida no ano passado, junto de outros dez terminais menores hoje geridos pela Infraero.
Entre as metas estabelecidas está a ampliação e modernização do aeroporto paulistano, localizado na Zona Sul da capital e que funciona desde 1936.
Preferido pela maior parte dos passageiros por conta da proximidade com regiões corporativas, Congonhas sofre com a falta de espaço, seja na área de embarque, saguões e pátio para aeronaves.
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Após perder a primazia de principal aeroporto em São Paulo para Guarulhos em 1985, Congonhas ficou às moscas, mantendo apenas a ponte aérea Rio-São Paulo e voos regionais até 1990, quando a finada companhia aérea TAM passou a voar com jatos Fokker 100 para várias cidades do interior do país.
De lá para cá, o movimento cresceu e hoje o aeroporto é o segundo mais movimentado do país, a despeito de não oferecer voos internacionais. Nesse meio tempo, as obras de modernização ficaram restritas a um edifício-garagem e um píer de embarque e desembarque com 12 pontes apenas, além de outras melhorias pontuais como uma nova torre de controle.
Com a AENA, Congonhas deverá passar pela maior reforma de sua história, mas como ficará o aeroporto ainda é um mistério.
Durante muito tempo, a Infraero encomendou algus estudos de modernização e ampliação dos terminais, incluindo um projeto desenvolvido pelo escritório de arquitetura ARE, que chegou a divulgar imagens em seu site. Horas depois da publicação deste artigo, a empresa sediada em São Paulo solicitou a AIRWAY que retirasse as imagens do ar.
Capacidade para 30 milhões de passageiros por ano
O resultado do projeto parecia bastante promissor e mostrava alguns caminhos para tornar a vida do passageiro mais confortável. Na concepção do escritório, Congonhas ganharia um novo moderno processador onde ficam hoje os hangares da Gol – apenas um deles seria preservado.
Conectado ao atual píer, o novo terminal ofereceria ao menos dez novas posições de embarque com pontes, além de mais áreas remotas. Não é só: o projeto prevê ainda um terminal remoto com mais 12 pontes de embarque, ou seja, uma capacidade muito superior à atual.
O estudo preserva as atuais e históricas edificações, mas não está claro se elas manteriam sua capacidade operacional ou seriam transformadas em áreas comerciais, por exemplo. A planta geral do projeto sugere que não já que as pontes foram suprimidas na ilustração.
Para tirar o projeto do papel seria preciso eliminar parte das antigas áreas de manutenção da VASP e da LATAM, além da Gol, onde ficará o principal edifício. O estudo também mostrava o que parece ser um novo edifício-garagem logo no acesso da Praça Comandante Linneu Gomes.
As projeções internas revelavam um ambiente bastante acolhedor e com iluminação natural, mas com um pé direito mais baixo nas salas de embarque. O acabamento trazia boa impressão, com o uso de estruturas metálicas, concreto e madeira, aparentemente. Não havia, contudo, ilustração das áreas de check-in, embarque e desembarque.
O plano proposto seria de ampliar a capacidade de Congonhas para 30 milhões de passageiros por ano, ou 12 milhões a mais do que em 2022.
Até onde se sabe, a AENA terá liberdade de encomendar seu próprio projeto, desde que atenda aos requerimentos da concessão.
Nota do editor: AIRWAY pede desculpas aos leitores por retirar as imagens que mostravam o potencial que melhorias poderiam trazer ao aeroporto. Embora tenhamos deixado claro que se tratava de um estudo da Infraero, respeitamos a decisão do escritório de não divulgá-las, a despeito de terem ficado acessíveis em seu próprio site até esta segunda-feira (10).
ENTÃO AO QUE TUDO INDICA SERÁ USADA A AREA TOTAL QUE OUTRORA FOI DA VASP,NA DIVISA COM A RUA DOS TAMOIOS, POR SINAL UMA AREA EXTENSA ,COMO APROVEITAR A AREA DE ESCRITORIOS DA VASP , COMO AO LADO A AREA DA INFRAERO E TAMBEM UNINDO NO PROJETO A AREA DA GOL TANTO ADMINISTRATIVA E MANUTENÇÃO. VAMOS TORCER PARA QUE SEJA FEITO O MELHOR . GOOD LOOK
sugiro nova entrada do aeroporto pela Av.Pedro.yem uma área imensa da prefeitura que é ocupada por uma favela.