A Áustria confirmou nesta quarta-feira (20) que será a nova operadora do jato multimissão C-390 Millennium, da Embraer. A escolha da aeronave brasileira como substituta dos antigos turboélices C-130K Hercules foi feita pela Ministra da Defesa, Klaudia Tanner.
Ao lado do Major General Harald Vodosek, Tanner revelou que o país irá adquirir quatro aeronaves C-390 a um valor por unidade entre 130 milhões e 150 milhões de euros.
“Desde 2003, as três aeronaves Hercules completaram muitas missões e sempre foram um dispositivo de transporte confiável para nossos soldados”, disse Tanner.
“Agora é hora do Embraer C-390 substituir o C-130 Hercules. A aeronave da Embraer é a única da classe de 20 toneladas que atende a todas as nossas necessidades”, acrescentou a ministra.
Austria confirms acquisition of four Embraer C-390 Millennium
Como revelado pelo jornal Kronen Zeitung, a aquisição dos C-390 Millennium terá a participação da Holanda, outra cliente do jato bimotor, que deve intermediar o acordo ao acrescentar as unidades austríacas ao seu próprio pedido.
O governo austríaco não citou claramente o arranjo, ma afirmou que está negociando uma colaboração com a Holanda.
35 jatos C-390 encomendados
A entrega do primeiro C-390 deve ocorrer entre 2026 e 2027 e a assintura do contrato, no início de 2024.
Com o futuro pedido austríaco, o avião multimissão chega a um total de 35 pedidos, sendo 19 do Brasil, cinco de Portugal, dois da Hungria, cinco da Holanda e os quatro a serem fechados com a Áustria.
A Força Aérea da Áustria adquiriu os três C-130K do Reino Unido em 2003, mas as aeronaves já têm cerca de 56 anos em serviço, mas exigem uma manutenção bastante dispendiosa. Os jatos brasileiros ficarão baseados em Linz/Hörsching, disse o governo.
Uhuuuuu!!! Graças a Deus!!!
Boa notícia. Parabéns. Agora só faltam Suécia, Tchecoslováquia e Itália. Os demais da OTAN creio que seguem com a política dos USA.