Além das quatro companhias tradicionais que atuam no mercado brasileiro – Tam, Gol, Azul e Avianca Brasil, além de empresas que atuam fora dos grandes centros, nos céus do Brasil também podem ser vistos aviões de passageiros com as cores de 44 empresas aéreas de outros países.
As companhias estrangeiras presentes no mercado nacional oferecem voos para 32 países, incluindo alguns bem distantes, como as operações da Air China para Pequim, e da Singapore Airlines para Cingapura. Essas duas operações realizam escalas de reabastecimento na Espanha, que também é oferecido como destino final alternativos aos passageiros desses voos.
Os Estados Unidos, principal destino internacional da aviação brasileira, é tambpem o país com mais empresas representantes no Brasil, com três companhias: American Airlines, Delta e United, além da opção do voo da Korean Air para Seul, na Coreia do Sul, com conexão em Los Angeles.
Também é possível viajar do Brasil em voos diretos para praticamente todas capitais da América do Sul (exceto Guiana), como Buenos Aires em voos da Aerolineas Argentina e Austral, ou para Paramaribo, capital do Suriname, com a Surinam Airways.
Há também uma série de empresas europeias com voos para as principais cidades do Velho Continente e também africanas, como a TAAG de Angola e a TACV de Cabo Verde.
Conheça abaixo cada uma dessas empresas, assim como suas aeronaves e frequências de voo:
Aerolineas Argentinas
Principal companhia aérea da Argentina e uma das mais importantes do continente, a Aerolineas Argentinas vai muito além da operação Buenos Aires – São Paulo. A empresa argentina, que opera no Brasil com aeronaves Boeing 737, também voa diariamente para Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA).
A companhia argentina tem um acordo com a Gol que permite combinar voos das duas empresas.
Air Canada
A folha de Maple da bandeira do Canadá aparece todas as manhãs do aeroporto internacional de Garulhos (SP) nos jatos Boeing 767-300, da Air Canada, e às terças, quintas e sábados no Galeão (RJ). Todos os voos da empresa canadense operados no Brasil vão para Toronto.
A companhia canadense também possui um acordo com a Avianca Brasil que permite utilizar pontos de milhagem em viagens com as duas companhias.
Aeromexico
Além da Tam, que oferece um voo diário para a Cidade do México, outra opção para chegar ao México é a Aeromexico. Maior empresa aérea mexicana, a companhia também tem voos diários ligando os dois países, a partir de São Paulo, com aeronaves Boeing 777-200. A empresa também é integrante da aliança Skyteam.
Air China
Para quem estiver disposto a encarar uma viagem de quase 30 horas até a China, a companhia Air China pode ser o meio mais rápido. A empresa voa para Guarulhos duas vezes por semana com jatos Airbus A330. O caminho até Pequim exige uma parada de reabastecimento em Madri, na Espanha, que também é oferecido como destino alternativo.
A Air China é membro do grupo Star Alliance e possui um acordo de code-share com a Tam, permitindo combinar voos das duas empresas.
Air France
Principal forma de se chegar a França, a Air France oferece atualmente voos diários entre São Paulo e Paris, além de 12 frequências semanais para o Rio de Janeiro (RJ) e mais três para Brasília (DF). As operações da companhia francesa são realizadas com Boeing 777-200 e 777-300.
Air Europa
A companhia de origem espanhola voa todos os dias entre São Paulo e Madri e também mantém uma operação de três voos por semana entre a capital espanhola e Salvador (BA). A Air Europa voa para o Brasil com jatos A330-200.
Alitalia
A tradicional companhia italiana, que recentemente passou por um longo processo de reestruturação financeira, tem frequências diárias ligando São Paulo (SP) e o Rio de Janeiro (RJ) a Roma. A Alitalia voa para o Brasil com jatos Airbus A330-200 e Boeing 777. A empresa também faz parte da aliança Skyteam.
American Airlines
Companhia aérea norte-americana com maior atuação no Brasil, a American Airlines tem frequência diárias para diferentes pontos do país: a empresa voa para Miami, Nova York, Dallas e Los Angeles a partir de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Brasília, belo Horizonte, Porto Alegre, Manaus e Foz do Iguaçu. As operações são realizadas com jatos Boeing 777 e os avançados 787, recém-incorporados na frota da companhia.
Austral
Segunda maior empresa argentina no mercado brasileiro, a Austral é uma subsidiária da Aerolineas Argentinas. A companhia liga Buenos Aires a São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Rio de Janeiro utilizando jatos Embraer E190.
Avianca Colombia
“Chefe” da Avianca Brasil, a matriz Avianca Colombia é a empresa aérea mais antiga da América do Sul, fundada em 1919. A empresa colombiana tem duas frequências diárias entre São Paulo e Bogotá e uma com o Rio de Janeiro. As operações são realizadas com aeronaves Airbus A330-200 e Boeing 787.
Prezado Thiago. A Alitalia voa para SP com 777-200 e para o Rio A330. Na matéria, vc apenas citou a aeronave da Airbus. Parabens pela matéria.
Caro Fernando,
Obrigado pela correção!
abs
Faltou citar a Sky, que opera São Paulo/Santiago do Chile
Caro Thiago, a TAP não foi comprada pela Azul, foi sim comprada em 61% pelo grupo Atlantic Gateway em que um dos sócios é David Neelam, fundador da Azul…
E nosso vizinho Uruguai era servido anteriormente pela Pluna, que quebrou, e a seguir, pela Buquebus, que igualmente deixou de existir, uma pena.
Caro Thiago, parabéns pela matéria e peolo site! Uma correção: o vôo da SIA faz a escala em BCN e não MAD (informação no rodapé da foto). A asiática que faz escala em MAD é a CA. Abraços.
Grande… Ficou faltando o Swiss.. TAP. Lufthansa. Sky… iberia… Cubano…. Aí marroc entre outros…
sou de Portugal queria saber de voos para recife de Portugal
em outras companhias.pode ser com escalas
Olá Davi,
Você provavelmente deve ter parado na primeira página da matéria…