Após uma longa carreira, um clássico Douglas DC-3 se despediu dos céus e foi transformado numa lanchonete McDonald’s em Taupo, na Nova Zelândia. O avião ganhou essa função em 1990, quando a atual proprietária do imóvel, Eileen Byrne, o adquiriu e abriu o restaurante em seguida.
“O local antes era uma concessionária de automóveis, a ‘Aeroplane Car Company’, e o antigo dono comprou o avião para divulgar a loja. Quando comprei o imóvel, o avião veio junto”, revelou Eileen, em entrevista ao Daily Mail.
Aperte os cintos e bom apetite
Na mudança de proprietário, o DC-3 recebeu as cores da rede de fast-food e seu interior foi convertido em refeitório com 10 mesas e 20 cadeiras.
O avião é uma extensão da lanchonete, por isso os clientes devem realizar os pedidos no restaurante e depois comer seus Big Macs no salão montado na aeronave.
Quem passa pela lanchonete pode acessar a cabine do avião pelas duas portas originais, uma na frente e outra na traseira. Os motores foram removidos, mas as hélices permanecem instaladas. O cabine de comando também está em bom estado de conservação, mas essa parte fica fechada com uma porta transparente.
“Nós fechamos o cockpit com uma porta transparente para evitar a ação de saqueadores de relíquias”, declarou a proprietária. Junto ao DC-3, há um painel com uma série de fotografias e documentos antigos sobre a carreira do aparelho em exposição.
A aeronave que hoje é atração turística na Nova Zelândia foi construída em 1943. Ao final da Segunda Guerra Mundial foi transferida para o uso civil, operando por duas empresas dos Estados Unidos até ser adquirida, em 1961, pela companhia aérea South Pacific Airlines, da Nova Zelândia, que o utilizou até 1966.
Após sua baixa no serviço comercial, o antigo DC-3 foi comprado pela Fieldair Holdings e convertido em avião-agrícola para lançar fertilizantes sobre plantações na Nova Zelândia. O aparelho desempenhou essa função até 1984, quando foi aposentado dos céus. Em 41 anos de serviço, o aparelho voou 56.282 horas.
Segundo a proprietária da lanchonete, o plano é manter o avião o mais original possível e assim atrair mais clientes.
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