A Desenvolvimento Aeronáutico (Desaer), em parceria com o fabricante de componentes aeronáuticos H8 GROUP, promoveu nesta semana o pré-lançamento do UAV-400P no Congresso da Aviação Agrícola do Brasil 2023, realizado em Sertãozinho (SP).
Conforme antecipado em primeira mão pelo AIRWAY na semana passada, o UAV-400P é uma aeronave não tripulada em formato de helicóptero e impulsionada por motores elétricos da empresa norte-americana Magnix, especialista nesse ramo. O aparelho é projetado para voos de pulverização de produtos agrícolas em plantações e indicado para pequenos e médios produtores rurais, de acordo com os desenvolvedores.
“É um equipamento que pode ser facilmente transportado numa carreta para uma fazenda e realizar o serviço de pulverização, ao contrário de um avião agrícola tradicional que depende de uma estrutura de apoio especial”, disse Evandro Fileno, fundador e diretor da Desaer, em contato com a reportagem.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O UAV-400P, como indica seu nome, comporta até 400 litros de produtos agrícolas – como comparação, o avião agrícola Embraer Ipanema comporta em torno de 1.000 litros. Segundo a Desaer e a H8, o modelo contará com piloto automático redundante, sistema de controle por GPS e uma vara de pulverização com aproximadamente nove metros de comprimento.
Como é típico da aviação agrícola, o drone será operado em altitudes rasantes a uma velocidade de até 130 km/h, antecipou o fabricante, “com a vantagem de que ele pode pousar e decolar de pequenos espaços”, acrescentou Fileno.
Desde sua concepção, o UAV-400P “traz o conceito de gerenciamento do ciclo de vida, capaz de atender todas as fases de desenvolvimento e entrada em serviço, operação, revitalização e descarte, como também a todos os requisitos funcionais e não-funcionais do projeto, a um preço atraente ao mercado”, citam as empresas envolvidas no projeto. O valor do aparelho, porém, não foi revelado.
A estimativa da Desaer e H8 é que as primeiras unidades do UAV-400P estejam disponíveis no mercado em cerca de 15 meses. Portanto, contanto a partir de hoje, o drone agrícola deve estrear nas lavouras até o fim de 2024.
“Será o nosso primeiro produto no mercado”, revelou o fundador da Desaer, que lidera a construção de uma fábrica em Araxá (MG). “Estamos preparando uma parte do terreno de nossa fábrica para produzir o AV-400P”, acrescentou. A planta em construção na região do Triângulo Mineiro também é preparada para produzir os aviões utilitários ATL-100 e ATL-300.
Torço para dar certo, claro, mas se nem o ATL-100 está voando ainda, gastar tempo e recursos com esta aeronave, não é um desvio de foco?