VC1-A
Atual avião presidencial para viagens internacionais, o Airbus A319CJ, designado” VC1-A” pela FAB, entrou em operação em 2005 e ficou conhecido como ‘Aerolula’. A aeronave é a versão executiva do jato comercial A319, utilizado no Brasil pelas companhias Tam e Avianca, configurado para transportar cerca de 55 passageiros.
Por ter um compartimento de bagagens menor, o A319CJ ganhou espaço para tanques de combustível maiores, o que aumentou o alcance do aparelho em relação a versão comercial. Segundo dados da Airbus, o avião presidencial brasileiro pode cobrir uma distância de 8.500 km, o que permite viajar de Brasília até Paris ou Washington sem escalas.
A avião da FAB tem cabine dividida em três sessões.A principal, na parte frontal do avião e com cerca de 10 poltronas, leva as principais autoridades a bordo. No meio há uma sala com uma mesa no centro e, na parte de trás da aeronave, viajam os assessores e demais convidados do voo oficial, em aproximadamente 40 assentos semelhantes aos de aviões comerciais.
O avião presidencial brasileiro ainda conta com uma série de recursos de uso militar que podem ser utilizados em casos de guerra. A aeronave possui comunicação via satélite e equipamentos de contra-medidas eletrônicas, que podem servir para enganar sinais de radares ou até desviar mísseis disparados por aviões inimigos.
Não é correto afirmar que o custo da manutenção da frota é menor porque a própria FAB faz a manutenção. A correta avaliação de custos deve considerar todo o gasto com pessoal (incluindo inativos), treinamento, equipamento, peças, gastos de construção e manutenção de oficinas, com a administração de toda essa estrutura, entre outros.
Você sabem que em todo vôo do GTE, quer seja no A319, quer seja no menor avião da frota, há sempre a bordo um sargento especialista em mecânica, para a eventualidade de ser necessária alguma manutenção no local de destino? Ainda que esse destino seja São Paulo, Rio ou BH! Isso é um exemplo de um custo extra que nenhuma empresa tem.
País rico é outra conversa!!! Quem sabe um dia chegamos lá…, mas espere um pouco, isso acontece no Brasil? E que (finge que) fiscaliza tudo isso?
Achei que a FAB tem muito avião para uso somente de autoridades brasileiras. Creio que a maioria dos aparelhos
ficam praticamente o ano todo parado.
Será que há necessidade de tantos aviões para uso
da FAB e do governo brasileiro ?
Penso que há um certo exagero, devido ao custo de manter
essas aeronaves paradas.
E na minha opinião o país precisa sofrer muitos cortes,
inclusive no caso dessas aeronaves.
O Brasil, é tido com um país que gasta muito,em tudo, e
gasta muito mal.
Um desses não caí. Que injustiça
Uma aeronave à altura da (in)competência governamental é, sem sombra de dúvida, o SUCATÂO!
Usar um helicóptero de mais de 100 milhões de reais, com capacidade para 20 passageiros na versão VIP, para pequenos deslocamentos com a Presidente (que viaja SOZINHA) é de um absurdo inenarrável. Estamos muito longe do Primeiro Mundo.
Isso porque o governo está “cortando na carne”.
Alguns dis INÚMEROS gastos desnecessários da administração pública brasileira.
É forçar demais querer botar os inativos no custo da Aeronáutica. É como contar os aposentados da Petrobras para aumentar o preço da gasolina (que a Dilma não me leia). Ah, quem criou a bolsa-jato foi FHC com o Dec. 4244/2002.
Lamento ter nascido no Brasil.
Pra que tanto avião? Isso é um desperdicio. Funcionario ocioso. Dinheiro da população é um dinheiro sem dono. Os aviões sempre parado não dá manutenção. Empreguismo. Já vi que a arrecadação dos impostos só dá pra farra dos politicos e seus auxiliares. Coitado do trabalhador
Que farra com nossa grana!
FAP – FORÇA AÉREA DO POVÃO
GTE é o sonho de consumo dos fabianos com o fim do Serac, pois são aeronaves utilizadas na aviação executiva garantindo-lhes um dinheiro extra após irem para a RR (reserva remunerada) normalmente com menos de 50 anos de idade.
Elas poderiam ser trocadas por aeronaves de combate a incêndio, seriam mais úteis em um país continental que ainda tem floresta que ano após ano vemos queimar, fora àquelas derrubadas por correntes.
o Brasil faz de conta que faz economia, e o povo faz de conta que acredita…quando faltar verba, cpmf pode ser criada, ou então
pode se usar fundos do FGTS, CAIXA,BB ou BNDES e continuar
na farra das pedaladas. O legislativo, executivo, judiciário são cúmplices
nesta farra desenfreada e continuada.
País de 3o. mundo é assim mesmo.
E você ahi, elektkr, andando de onibus , em pé
A FAB só serve para isso, levar “autoridades” para roubarem o dinheiro do erário publico , de cá pra lá, e de lá pra cá, não tem outra utilidade, e sei do que estou relatando.
O problema não são os aviões e seus custos; porque isto é exigência moderna de deslocamento para governantes responsáveis e competentes, que desenvolvem um trabalho essencial para o país. O custo é transportar governantes, legisladores e Juízes irresponsáveis e corruptos que oneram o país com deslocamentos de interesse pessoal e danoso para o erário público.
Isso é um absurdo, uma enorme frota de aviões, que levam na maioria das vezes poucas pessoas a bordo, e consomem uma fortuna na sua administração também, só por que quem manda esses recursos, é a classe trabalhadora mais baixa que por sua vez não tem direito a fazer caso tenha um câncer fazer uma rádio em Brasília por que os recursos dos hospitais também são uados e desviados da mesma forma, assim não vai dar para continuar.
E eu num carro popular!!
onibus e salario minimo para nossos politicos,, asi voces vao ver o minimo subir!!!!!!!!!!!
E querem que paguemos CPMF. Se esses nódulos que formam o câncer da corrupção deste país assumissem as contas de seus cartões de crédito, saúde, aposentadoria e transportes, não teríamos crise, sem esquecer a corrupção, peça chave nos desfalques das empresas públicas, cofres públicos, negociatas, e ainda lhes dão o título de autoridades, patético.
Isso é um absurdo, uma enorme frota de aviões, que levam na maioria das vezes poucas pessoas a bordo, e consomem uma fortuna na sua administração também, só por que quem manda esses recursos, é a classe trabalhadora mais baixa que por sua vez não tem direito a fazer caso tenha um câncer fazer uma rádio em Brasília por que os recursos dos hospitais estao quebrados sem previsao de manutenção,assim não vai dar para continuar.
onibus e salario minimo para nossos politicos,, ai voces verao o minimo subir!!!!!!!!!!!
A manutenção na FAB está cada vez mais terceirizada, especialmente as aeronaves do GTE. TODOS os aviões e helicópteros destinados a transportar autoridades têm contratos de manutanção, e o governo paga muito caro por isso. Nem se cogita passar a manutenção para a FAB, pois isso significa compartilhar as penúrias de uma Força sucateada e com capacidade comprometida devido à falta de recursos.
Os mecânicos presentes nos voos estão lá apenas para pequenos serviços, muito mais voltados para ações preventivas do que corretivas.
TINHA Q SER SANÇÃO DO GOVERNO DILMA! A VITIMA DOS MILITARES…..
MAS ISSO AQUI TÁ MUITO BOM! ISSO AQUI TÁ BOM DEMAIS ! QUEM TÁ FORA NÃO ENTRA…E QUEM TÁ DENTRO NÃO SÁI….QUE FARRA !!!!
Pais de palhacos, 200 milhoes de palhacos. E a uma m… ser brasileiro, o brasil e o esgoto da humanidade. O povo mais patetico, subserviente, sem atitude e inutil que ja apareceu na face da Terra, leva cuspida na cara e ri feito palhaco. Leva porrada na boca do estomago e pede desculpas ao agressor. Pais inutil, povo inutil, so consegue protestar contra aumento de passagem de onibus e a derrota do seu time imbecil que nao cosegue ganhar de ninguem. Nao e justo ser obrigado a carregar o estigma de ‘serbrasilero’ como se fosse uma lepra para o resto da existencia quando o unico pecado foi ter nascido nesse pedaco de limbo cercado de ignorantes que chamam de pais.
Com tanta gente passando necessidades e esses políticos andando de jatinho pra lá e pra cá. Esses safados tem passagens aéreas a disposição para se deslocar para seu domicilio eleitoral, portanto não precisariam usar esses aviões Na atual crise implantada pela PeTralhada, os cortes deveriam ser bem profundos para que o Brasil se recupere logo, mais não, vamos passear de avião que tem o povão trabalhando quase 6 meses no ano para pagar as mordomias desses safados. E a farra continuará até quando hein militares?
“Aviões executivos oficiais são importantes para a movimentação rápida e segura de autoridades … a médio e longo prazo, reduzem os custos com fretamento e manutenção de aeronaves privadas para essa função.”
Ok, e a terceira opção, como é que fica? Para realmente economizar, só mesmo fazendo o óbvio: compre passagem comercial normal e viaje como uma pessoa normal, de preferência na classe econômica…
POVO, O QUE FERRA O BRASIL NÃO É ISSO, E SIM A ROUBALHEIRA DESENFREADA DE TODOS ,OS POLÍTICOS SEM EXCESSÃO.
Com profundo pesar fico sabendo dessa frota INFAME…Gostaria muito ver alguns desses avioes explodindo em pleno voo…
Já vi ministro pegar o avião da FAB em Guarulhos para descer em Congonhas…
Um país onde a corrupção reina , onde vagabundos são tratados como rei , belo país , quando me refiro a vagabundos digo senadores deputados federais e toda a corja de Brasília que vive nas custas do povo trabalhador, se desgraça tem nome , este nome e político brasileiro.
Por favor não misture crise econômica e os desmandos deste ( e de outros governos ) com a missão da nossa FAB. Infelizmente eles obedecem ordens superiores. Concordo no entanto que absurdamente é confundida como táxi aéreo por estes políticos. Que se mudem as regras de uso.
Uma questão: estes aviões também servem ao serviço do “Correio Aéreo Nacional” ou é apenas exclusivo para serviços de autoridade?
Pois se há um “mal uso” dos equipamentos devido a falta de passageiros (assim dando um custo justo a viagem), poderia estes serem compartilhados para uso de civis via CAN.
Corrigindo, Roosevelt: FAP= Força Aérea da Politicagem, ou Força Aérea da Petralhada!
Acho legal compartilhar uma situação engraçada que foi ver o E190 tentar pousar 4 vezes no SDU…
A lei pode até proibir as autoridades de utilizar o serviço FAB de táxi aéreo, mas não é o que acontece na realidade, é só acessar i site da FAB e ver em registro de voos, principalmente no fim de semana.
O fato de ter um “sargento” a bordo não significa aumento de custo, já pensou se o governo tivesse uma estrutura igual as das companhias privadas tem para onde voam? O que precisa ter em mente que se trata da frota de um um governo de um país, independente de quem esteja governando (bem ou mal). Tem muito mais coisa para nos preocuparmos, como por exemplo empréstimos do BNDES para empresários golpistas e velhacos, licitações marcadas e dirigidas, contratos não cumpridos, cargos e pensões indevidos, ixe!… é muita coisa errada. Ah se o problema do Brasil fosse essa meia dúzia de aviões!
Isso tudo é um enorme desperdício de dinheiro público! Somente o Presidente da República deveria ter direito a um avião e nem deveria ser um do porte do A319. Um Embraer 190 ou até mesmo o 175 seriam mais do que suficientes para o uso que é feito hoje. E o resto que viaje em linhas comerciais! A FAB precisa de aeronaves militares para garantir a defesa do nosso território, e não essa quantidade enorme de jatos executivos para transportarem os corruptos que assaltam o nosso país!