Lockheed Martin C-130J Super Hercules
O Hercules é uma das maiores provas na indústria aeronáutica do quanto uma antiga plataforma pode ser reaproveitada e atualizada ao longo dos anos. Introduzido na força aérea dos EUA no longínquo ano de 1956, o C-130 vem atuando há quase seis décadas como o “pau pra toda obra” das forças militares norte-americanas, transportando soldados e equipamentos pelo mundo todo, em tempos de paz ou em momentos de grandes conflitos.
A versão mais recente da aeronave é o C-130 “Super Hercules”, desenvolvido na década de 1990. Com uma aparência externa semelhante à dos Hercules mais antigos, o modelo J se diferencia pelos motores turboélices mais potentes e de menor consumo de combustíveis, hélices de seis pás (antes eram quatro pás) e aviônicos digitais. O esforço da modernização surtiu efeito e a performance da aeronave teve uma melhora significativa.
O C-130J era virtualmente um avião militar com desempenho imbatível até a chegada do Embraer C-390 Millennium, que supera o concorrente da Lockheed Martin em quase todos os requisitos, além de ser superior tecnologicamente e muito mais rápido devido ao emprego de motores a jato.
De acordo com o fabricante norte-americano, o C-130J pode transportar uma carga total de 19 toneladas a uma velocidade máxima de 590 km/h, enquanto o C-390 comporta mais de 20 toneladas e alcança até 870 km/h. O Hercules vence o avião da Embraer somente em autonomia (que varia muito de acordo com a carga) por conta do menor consumo de combustível dos motores turboélices.