Antonov An-178
De todos os cargueiros militares médios oferecidos atualmente, o que mais se assemelha ao design e performances do Embraer C-390 é o An-178 da Antonov. Tal como o avião brasileiro, o modelo fabricado na Ucrânia e impulsionado por dois motores a jato e possui comandos de voo computadorizados (fly-by-wire). Outra semelhança entre os aviões é o desejo de “roubar” clientes do Hercules.
Lançado pela Antonov no começo desta década como uma variante do jato comercial An-158, o An-178 fez seu primeiro voo em maio de 2015, três meses após a decolagem inaugural do Embraer C-390. A fabricante ucraniana nutria expectativas de vender grandes lotes da aeronave para as forças armadas da Rússia, mas o distanciamento de Kiev e Moscou nos últimos anos implodiu essa possibilidade – tanto que a Rússia começou a desenvolver seus próprio cargueiro médio, como falaremos a seguir.
Segundo a Antonov, o An-178 pode transportar 18 toneladas de carga, oito a menos que o C-390, mas supera o avião da Embraer em velocidade máxima e teto operacional: alcança 990 km/h e 43.000 pés (13.000 metros) de altitude, contra 870 km/h e 36.000 pés (11.000 m) do modelo fabricado no Brasil.
Ainda em fase de desenvolvimento e certificação, o An-178 por enquanto tem apenas um cliente e ele não é a força aérea da Ucrânia. O operador de lançamento do cargueiro militar será o Ministério de Interior do Peru, que encomendou uma única aeronave e espera recebê-la em 2021.