Ilyushin Il-276
Ainda sem data para chegar ao mercado, mas com um grande cliente garantido, o Ilyushin Il-276 é a aposta da Rússia para aposentar seus antigos cargueiros fabricados ainda nos tempos da União Soviética, entre eles muitos aparelhos da ucraniana Antonov, hoje um desafeto dos russos.
Desenvolvido a passos lentos desde 2009, o Il-276 foi escolhido recentemente pelo governo de Vladimir Putin para reequipar a frota de transporte logístico da força aérea russa. Otimistas, o russos cravaram que o avião deve decolar em meados de 2023, mas a história já mostrou que projetos desse porte podem atrasar no país, a despeito de todo avanço da indústria local.
Dados preliminares sobre o Il-276 apontam uma capacidade de carga máxima de 20 toneladas, velocidade de cruzeiro na faixa dos 850 km/h e alcance de 2.000 km com carga máxima ou 7.300 km em voos de deslocamento (ferry flight).
Acompanhando a tendência dos novos cargueiros médios, o Il-276 será impulsionado por dois motores a jato, tal como o Embraer C-390 e o Antonov An-178, mas ainda não prevê o uso de comandos fly-by-wire, tecnologia que os russos utilizam por hora somente em caças.