Menos de seis meses após a Airbus entregar o último A380 produzido, outro “gigante” está em vias de se despedir da linha de montagem. A Boeing começou a montagem final do último 747 em sua fábrica em Everett, Washington (EUA).
A aeronave em questão é um 747-8F, variante cargueira do “Jumbo”, que faz parte de uma encomenda de quatro unidades pela Atlas Air.
No final de maio, segundo a Aviation & Week, a fabricante instalou a asa esquerda da aeronave, encerrando um processo que ocorria há mais de 50 anos, desde que o primeiro 747 começou a ser produzido.
A partir de agora, a Boeing finalizará sistemas, instalará motores e dará início aos testes que precedem a entrega à Atlas Air, prevista para o final de 2022.
Durante sua carreira, o Boeing 747 acumulou 1.768 pedidos firmes, dos quais estão pendentes apenas três aeronaves para a Atlas Air já que o primeiro dos quatro 747-8F daa última encomenda foi entregue nesta semana.
A Atlas Air possui 46 Boeing 747 em sua frota, a maior do mundo, mas a maior parte deles é de 747-400 convertidos para carga, nada menos que 41 aviões – com os novos 747-8F ela chegará a um total de oito desses modelos mais eficientes.
A segunda maior operadora da “Rainha dos Céus”, como também é chamado o quadrimotor, é a UPS, companhia cargueira que recebeu seu último 747-8F em 9 de abril.