Após quase um ano de discussões e definição de requisitos, a Marinha da Coreia do Sul oficializou no último dia 30 de dezembro de 2020 o programa LPX-II (Next Generation Large Transport Ship), que prevê a construção de um porta-aviões leve capaz de receber aeronaves de decolagem e pouso vertical. O projeto foi incorporado no plano de defesa de médio prazo 2020-2024 do país.
A mídia sul-coreana noticiou que o custo do projeto será de 2 trilhões de wons sul-coreanos (quase R$ 9 bilhões na cotação atual). O barco será construído pelo estaleiro do grupo Hyundai Heavy Industries, o maior fabricante de navios mercantes do mundo. A entrega do porta-aviões à marinha sul-coreana é esperada para meados de 2030, com início das operações em 2033.
Informações preliminares sobre o programa, o primeiro desse tipo desenvolvido na Coreia do Sul, apontam para a construção de um navio com aproximadamente 40.000 toneladas de deslocamento, motorização diesel e capacidade para receber 20 caças, bem como helicópteros de apoio e ataque.
O avião preferido pelos coreanos para atuar na embarcação é o Lockheed Martin F-35B, versão capaz de decolar e aterrissar na vertical e ideal para uso embarcado. A compra das aeronaves de combate deve ser encaminhada nos próximos anos, enquanto o porta-aviões é construído – a Força Aérea da Coreia do Sul já opera o F-35A.
Imagens conceituais do porta-aviões divulgadas pelas autoridades coreanas mostram um porta-aviões com design um tanto peculiar. A embarcação contará com duas ilhas de comando e não terá nenhum recurso auxiliar para lançar aeronaves, como catapultas ou ski-jump (convés de voo com uma rampa na proa), exigindo o uso exclusivo de aeronaves STOVL (decolagem curta e pouso vertical), como o F-35B (ou o clássico Harrier, citando outro exemplo de caça STOVL).
O programa LPX-II também contará com parceiros estrangeiros, entre eles o governo e empresas dos EUA e do Reino Unido. Os americanos vão transferir para a Coreia do Sul a tecnologia para construir o convés de voos reforçado como parte da compra dos F-35B, enquanto os britânicos vão fornecer consultoria técnica e doutrinária.
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Bom dia!
Demora 10 anos para fazer um porta aviões?
Oi Wallace,
Demora sim, é uma máquina extremamente complexa.