A Força Aérea da Croácia recebeu seu primeiro caça Dassault Rafale repassado pela França. O país havia adquirido 12 aeronaves de segunda mão por 1,15 bilhão de euros em 2021.
Os Rafale irão substituir os antigos caças russos MiG-21 que serão retirados de serviço a partir de 2024.
O primeiro caça foi recebido na base aérea de Mont-de-Marsan na segunda-feira (2) com a presença de autoridades do governo croata. A França fornecerá 10 aviões monopostos e dois bipostos do padrão F3-R.
“A aquisição do caça multifuncional Rafale representa o maior passo em frente no desenvolvimento de capacidades desde a década de noventa e o maior investimento nas Forças Armadas da República da Croácia desde a independência da Croácia, o que contribuirá significativamente para a segurança nacional e multiplicará muitas vezes o poder de combate global do exército croata,” afirmou um comunicado do governo.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A Força Aérea da Croácia tem 12 caças MiG-21, mas apenas de três a seis aeronaves teriam condições de voo.
Os Rafales deverão ser entregues até 2026 e a Dassault fornecerá ainda um simulador de voo e realizar o treinamento dos pilotos croatas.
Também foram contratadas pelo governo da Croácia a MBDA France e Safran Electronic & Defense.
“Todo o suporte está contratado até o último trimestre de 2026, além de garantia de 12 meses para aeronaves, motores, equipamentos e peças de reposição entregues”, acrescentou o governo.
A Croácia havia lançado a concorrência em 2019 e recebeu propostas da Lockheed Martin e da Saab, além da Dassault.
Excelente aquisição. Mesmo “usados”. Era o que o Brasil deveria ter feito . Mas ‘quiseram ‘ um projeto ,que mal saiu da “prancheta” , também de 4a. geração, e que ninguém quer ! Apenas Suécia ( como back ups, pois também devem comprar F-35) e …Brasil ..