A Croatia Airlines é a nova operadora do Airbus A220. A empresa aérea de bandeira do país do Leste Europeu recebeu o primeiro A220-300 nesta segunda-feira, 29 de julho, informou a arrendadora Air Lease Corporation (ALC).
A aeronave de matrícula 9A-CAE que foi batizada como “Zagreb” tinha previsão de pouso na capital croata nesta terça-feira após partir de Montreal, no Canadá.
As duas empresas fecharam um contrato de leasing para seis aeronaves em novembro de 2022 após a Croatia Airlines avaliar também o Embraer E2.
A Croatia pretende operar apenas com aeronaves A220 unificando sua frota com 15 desses jatos com 149 assentos.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O segundo avião é esperado no final de 2024, com mais seis em 2025, quatro em 2026 e três em 2027.
Atualmente a frota da empresa aérea fundada em 1989 consiste de sete jatos da família A320 com idade média de mais de 22 anos, além de seis turboélices Dash 8-400.
“A Air Lease Corporation tem a honra de ter sido selecionada pela Croatia Airlines como a primeira arrendadora a introduzir o A220 à companhia aérea e dar suporte ao principal programa de modernização da frota da Croácia”, disse Steven F. Udvar-Házy, Presidente Executivo da Air Lease Corporation. “Este marco, a primeira de seis novas entregas do A220, é uma conquista maravilhosa que inicia a transformação da frota na Croatia Airlines.”
“Este dia ficará na história como o início de uma nova era na história da Croatia Airlines, na história da aviação croata e do estado croata, e de todos os nossos funcionários e passageiros”, disse Jasmin Bajić, Presidente e CEO da Croatia Airlines.