Custo de leasing de jatos de corredor único já está próximo dos níveis pré-COVID

Segundo consultoria britânica, valores praticados pelas empresas que alugam aeronaves narrowbody em janeiro ficaram pouco abaixo do nível de três anos atrás
Boeing 737 MAX 8 da Gol (LunchWithaLens)

Em mais um sinal de recuperação do setor aéreo, o custo do leasing de aeronaves de corredor único (narrowbody) em janeiro de 2023 já está próximo do mesmo período de 2020, antes da pandemia mundial do coronavírus, segundo a consultoria britânica Cirium.

No início deste ano, o leasing do Airbus A321neo estava 0,6% acima do nível pré-pandemia, enquanto o A320neo ficou 2,3% abaixo do seu pico. Em comparação com janeiro de 2022, os valores cobrados pelo aluguel de aeronaves comerciais aumentaram 13,0% e 5,2%, respectivamente.

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No caso da Boeing, o 737 MAX 8 está 7,5% acima de janeiro de 2020, em parte devido à paralisação do modelo em março de 2019 após os dois acidentes da Lion Air e Ethiopian Airlines.

As aeronaves de corredor duplo (widebody) Boeing 777-300ER e o Airbus A350-900 estão 37,6% e 10,6% abaixo, respectivamente, comparado com o período pré-pandemia.

A320neo da Azul: empresa tem a maior frota do tipo na América Latina (Alexandro Dias)

Os leasings das aeronaves de corredor único estão em alta devido ao mercado de voos curtos ter retomado a demanda mais rápido que os intercontinentais. A alta demanda por aeronaves mais novas e problemas na cadeia de suprimentos de peças para a Airbus e Boeing também influenciaram essa situação – há postergações de até seis meses para entregar as aeronaves por causa de atrasos em peças e motores.

Outro fator tem sido o aumento das taxas de juros nos EUA e Europa, afetando o mercado de financiamento de aeronaves.

Em outro dado animador para o setor, a Airline Business – do mesmo grupo da Cirium, reportou que a frota mundial no final de 2022 já havia atingido 97% do mesmo período em 2019, enquanto o faturamento está 105% maior, em parte por causa da inflação mundial.

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  1. Oi Arthur, a frota de A320neo da Azul é maior apenas. Reunindo toda a família A320, você tem razão, a LATAM tem mais aviões.

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