Combalida pelos efeitos da pandemia do Covid-19, a hoje minúscula Czech Airlines retomou seus planos de modernização e expansão. Para isso, a empresa aérea de bandeira da República Tcheca assinou um acordo de leasing de quatro A220-300 com a Air Lease Corporation (ALC).
As aeronaves serão entregues apenas em 2024 e virão do estoque de novos jatos que a ALC receberá da Airbus.
“Temos o prazer de anunciar o arrendamento das quatro novas aeronaves Airbus A220 com a Czech Airlines”, disse Steven Udvar-Házy, presidente executivo da Air Lease Corporation.”
“Esses ALC A220s aumentarão muito a força operacional de nossa companhia aérea à medida que modernizamos nossa frota com aeronaves de corredor único altamente eficientes e ecologicamente corretas”, disse Petr Kudela, presidente do conselho de administração da Czech Airlines.
Fundada como ČSA, a empresa aérea completará 100 anos em outubro, sendo uma das mais antigas do mundo ainda em atividade.
A situação da empresa, no entanto, foi bastante grave até 2022, quando um grupo de empresários a adquiriu e manteve apenas um jato A320 em serviço – atualmente ela tem duas aeronaves do tipo, que voam de Praga para Paris, na França.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Pouco antes do surto de Covid-19, a Czech Airlines anunciou uma encomenda de três A321XLR e quatro A220-300 com a Airbus, uma conversão de um pedido anterior de aeronaves A320neo.
Na época, a empresa aérea possuía seis A319 e um A330-300, mas nos anos seguintes esses aviões acabaram sendo retirados de serviço em 2021 quando a Czech entrou com um pedido de insolvência e cancelou o acordo com a Airbus também.