Dois meses depois de ter iniciado as operações com o jato regional ARJ21-700, a companhia TransNusa Airtlines, da Indonésia, recebeu recentemente o segundo exemplar da aeronave produzida pela fabricante estatal chinesa COMAC. A empresa indonésia é o primeiro cliente estrangeiro do avião de passageiros chinês.
A companhia aérea tem encomendado 30 jatos ARJ21, que serão entregues gradualmente até 2026. As aeronaves destinadas à empresa são alugadas pela China Aircraft Leasing Group (CALC), um dos maiores arrendadores de aeronaves comerciais na Ásia. O negócio ainda é facilitado pelo fato da CALC ser o controlador de 49% da TransNusa.
Introduzido no mercado chinês em 2016, o ARJ21-700 é o primeiro jato de passageiros construído na China, embora ele seja baseado no estadunidense McDonnell Douglas DC-9. Até o final de 2022, a COMAC coletou 690 pedidos pela aeronave de 25 clientes, das quais mais de 100 foram entregues a nove empresas chinesas e para a TransNusa. Segundo o fabricante, esses aviões operam atualmente em 316 rotas e 118 cidades.
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“A principal razão para escolher o ARJ21 é sua excelente segurança e confiabilidade. Desde que a primeira aeronave ARJ21 foi entregue à Chengdu Airlines e iniciou as operações comerciais em 2015, mais de 100 aeronaves ARJ21 foram entregues, acumulando mais de 200.000 horas de voo seguras. O ARJ21 demonstra bom desempenho em condições de alta temperatura e resistência ao vento cruzado, tornando-o perfeito para a Indonésia, conhecida como a ‘Nação do Arquipélago’, com suas demandas operacionais únicas”, declarou Leo Budiman, vice-presidente da TransNusa.
O principal trecho operado pelo ARJ21 da TransNusa até o momento é o voo entre Jacarta e Bali, a rota mais movimentada da Indonésia – e uma das 10 rotas mais movimentadas do mundo. A companhia também planeja empregar o jato chinês em voos internacionais da capital indonésia para Kuala Lumpur, na vizinha Malásia.