A DARPA (Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa) atualizou o status do hidroavião Liberty Lifter, um projeto que atualmente está nas mãos da startup Aurora Flight Sciences (Boeing), escolhida pelo Departamento de Defesa dos EUA (DoD) para executar os estudos.
Segundo uma consulta do site Naval News sobre como anda o projeto de um hidroavião militar, a DARPA respondeu que o mesmo está em andamento e com financiamento até a conclusão, mas a previsão de primeiro voo da aeronave mudou, visto antes ser entre 2027 e 2028, mas agora a agência fala em 2029.
Em relação aos requisitos atuais para um hidroavião militar, a DARPA disse: “Olhando para as missões que o DoD tem agora e para o futuro previsível, há muitas delas que seriam bem adequadas para um hidroavião. Isso inclui transporte de pessoal litorâneo e logística de alta velocidade e busca e resgate”.
Já sobre o porte da aeronave, a DARPA sugeriu um Lockheed C-130 Hércules e não um Boeing C-17 Globemaster III. Eles disseram: “A Liberty Lifter está fazendo um investimento estratégico para projetar, construir, flutuar e voar um avião X do tamanho aproximado do C-130”.
Feito para voar no Pacífico
A DARPA citou várias vantagens do uso de um hidroavião num conflito potencial no Pacífico, onde muitas das ilhas a serem defendidas não possuem aeródromos, portos ou infraestrutura para receber tropas e suprimentos de forma rápida e adequada.
Todavia, a agência do Departamento de Defesa focou no alcance ampliado do Liberty Lifter em relação a potenciais alternativas estrangeiras, como o japonês ShinMaywa US-2, tido como limitado em autonomia de voo e capacidade de carga, entre outros.
O objetivo da DARPA é que o Liberty Lifter seja essencialmente americano para atender aos requisitos da Marinha dos EUA. O site consultou a US Navy sobre o assunto e a mesma desconversou, respondendo simplesmente que “não há exigência de hidroaviões”.