A Dassault Aviation anunciou nesta semana o cancelamento do projeto Falcon 5X, novo jato executivo de longo alcance que o grupo francês planejava lançar em 2020. A decisão foi tomada após a empresa cancelar o contrato com a Safran, fabricante do novo motor que seria usado na aeronave.
O motor proposto para o Falcon 5X, o modelo Silvercrest, já acumula uma longa lista de atrasos e problemas de desenvolvimento, o que levou a Dassault a realizar os primeiros voos com a aeronave equipada com uma versão preliminar do novo propulsor. O voo inaugural do jato foi realizado em julho deste ano.
O prazo original da Dassault previa as primeiras entregas dos novos motores compatíveis com o Falcon 5X para o final de 2013, ao passo que a entrada em serviço da aeronave era programada para o final deste ano.
Em 2015 e 2016, problemas técnicos empurram para mais adiante os prazos de entrega dos novos motores. De acordo com a Dassault, no ritmo atual adiou a estreia do Falcon 5X para 2020, ou seja, um atraso de três anos. Como resultado dos atrasos e problemas com os propulsores, 12 clientes cancelaram seus pedidos pelo novo jato executivo.
A Dassault cancelou o Falcon 5X, mas não desistiu do projeto. A fabricante francesa promete retomar o desenvolvimento da aeronave, mas desta vez com um novo fornecedor de motores, a tradicional Pratt & Whitney Canada, empresa que já fornece os turbofans que impulsionam os jatos das séries Falcon 7X, Falcon 8X e Falcon 2000.
“Ainda há uma forte necessidade de mercado para uma nova aeronave de longo alcance com uma cabine muito grande”, explicou Eric Trappier, diretor-executivo da Dassault Aviation. “Então eu decidi lançar um novo projeto Falcon alimentado por motores Pratt & Whitney, com a mesma seção transversão do Falcon 5X, alcance de 5.500 Nm (9.630 km), e programado para entrar em serviço em 2022”, completou.
Contrariando o jargão criado por Marcel Dassault, fundador da marca que leva seu nome, de que “avião bonito voa bem”, o Falcon 5X ainda não conseguiu provar a que veio.
O novo avião bimotor da Dassault é projetado para competir da categoria dos jatos executivos de longo alcance com espaço para cerca de 16 passageiros. Atualmente, algumas das principais aeronaves dessa categoria são o Gulfstream G500 e o Embraer Legacy 600.
Se for continuado, o Falcon 5X será o maior jato executivo na linha da Dassault em comprimento e também o mais pesado, superando até mesmo o trimotor Falcon 8X. A aeronave mede 25,2 metros de uma ponta a outra e peso máximo de decolagem estimado em 31,570 kg.
O custo de desenvolvimento do agora cancelado Falcon 5X, iniciado em 2006, é estimado em US$ 1,3 bilhão.
Veja mais: Embraer avança em ranking global de empresas militares
lindo demas. amo jatinhos executivos. meu ex- patrão tinha 1 hawker 400a. toda vez que passa 1 pela minha janela, eu corro pra ver ele voando. esse é show por dentro… curti