A fabricante De Havilland Canada (DHC) confirmou nesta semana que dará continuidade ao programa de desenvolvimento do bimotor turboélice DHC-515 Firefighter, avião anfíbio de combate a incêndios. O lançamento da aeronave, anteriormente conhecida como CL-515, vinha sendo analisado pela fabricante desde 2019, mas acabou adiado por conta da pandemia de Covid-19.
“Após uma extensa análise técnica e comercial, temos o prazer de anunciar que lançamos o programa De Havilland DHC-515 Firefighter, que envolverá a negociação de contratos com nossos clientes europeus”, disse o CEO da De Havilland Canada, Brian Chafe.
Segundo o fabricante canadense, clientes europeus ainda não identificados assinaram cartas de intenção para comprar as primeiras 22 aeronaves da nova série. A companhia acrescentou que as entregas do DHC-515 serão iniciadas até o final desta década.
O DHC-515 será uma evolução do CL-215/CL-415, um projeto original da extinta Canadair (que foi absorvida pela Bombardier em 1986) e que há mais de 50 anos atua em operações de combate a incêndios na Europa e na América no Norte. De acordo com a DHC, a aeronave de nova geração contará com atualizações para aumentar sua funcionalidade e eficácia.
A montagem final da aeronave ocorrerá nas instalações da DHC em Calgary, no Canadá, onde atualmente há um centro de suporte para os modelos CL-214 e CL-415. Para dar conta do novo projeto, a empresa diz que pretende contratar cerca de 500 funcionários.
“Colocar o DHC-515 em produção é importante não apenas para nossa empresa, mas para países ao redor do mundo que dependem de nossas aeronaves para proteger suas pessoas e florestas”, ressaltou Chafe. “Entendemos o importante papel que as aeronaves anteriores desempenharam na proteção de pessoas e propriedades e, à medida que nosso clima continua a mudar e os verões aumentam tanto em temperatura quanto em duração, o DHC-515 será uma ferramenta importante para países ao redor do mundo usarem para apagar incêndios.”
A De Havilland Canada foi recriada em 2019 após a Longview Aviation Capital adquirir os direitos de produção da família de aviões Dash 8 da Bombardier. O grupo canadense também adquiriu os direitos de produção de outras aeronaves da tradicional fabricante, como o DHC-6 Twin Otter, e que atualmente fazem parte do portfólio da Viking Air.
O Brasil também necessita de aviões assim.