A De Havilland Canada revelou nesta quarta-feira, 21, os planos de construção de sua nova e imensa fábrica no Canadá. Batizada como De Havilland Field, a unidade ficará localizada no Condado de Wheatland, na província de Alberta, a 30 minutos de cidade de Calgary, numa região bem ao norte do país.
Apesar do anúncio, o plano de implantação será longo e dependerá da trajetória de crescimento da empresa, que assumiu as aeronaves da Bombardier em anos anteriores.
Segundo a DHC, o projeto completo, que inclui diversas áreas de apoio e produção, pode levar até 15 anos para ser implementado. No entanto, os primeiros edifícios devem estar operacionais a partir de 2025.
Antes disso, a De Havilland precisará aprovar uma emenda ao plano de desenvolvimento do Condado de Wheatland além de submeter o projeto à consulta pública, o que é esperado para o primeiro semestre de 2023.
O terreno adquirido pela fabricante é enorme, com cerca de 6 milhões de m² e que vai abrigar uma pista de pouso, prédios para montagem e testes dos aviões, instalações de estoque de peças, área para entrega aos clientes e escritórios, entre outros.
A intenção da De Havilland é produzir no local o avião anti-incêndio DHC-515 e também os turboélices de passageiros DHC-6 Twin Otter e Dash 8-400. Atualmente, o grupo Longview Aviation Capital, que é dono da DHC, mantém uma linha de montagem no Aeroporto Internacional de Calgary.
Fim da produção em Toronto
“O De Havilland Field será o lar da montagem e produção de aeronaves canadenses confiáveis e robustas que servem missões em todo o mundo. Este é o início de um novo capítulo para a De Havilland Canada e estamos entusiasmados em iniciar o processo com o Condado de Wheatland para fornecer novas oportunidades de aviação para o Canadá e Alberta”, disse Brian Chafe, CEO da empresa.
A De Havilland montou seus últimos Dash 8 na fábrica da Bombardier em Toronto, que teve de ser devolvida no ano passado. Desde então, ela armazena o ferramental de produção da aeronave, à espera de um novo local.
A De Havilland Canada foi recriada em 2019 após a Longview adquirir os direitos de produção da família de aviões Dash 8 da Bombardier. O grupo também havia assumido outras aeronaves da tradicional fabricante como o DHC-6 Twin Otter, e que atualmente fazem parte do portfólio da Viking Air.
Em 2021, a DHC anunciou a retomada de um projeto de propulsão híbrida junto à Pratt & Whitney Canada e que fará voar um Dash 8-100 demonstrador no futuro.