O primeiro avião da nova Mexicana de Aviación, companhia aérea que está sendo relançada pelo governo do país, surgiu em trabalhos de pintura em 9 de novembro.
A aeronave é um Embraer ERJ 145 de matrícula XA-VGQ e foi revelada pela jornalista Xime G.I em sua conta na rede social X (ex-Twitter).
Segundo ela, o jato regional de 50 lugares está sendo preparado na cidade de Querétaro e será usado para os trâmites de obtenção do Certificado de Operador Aéreo (OAC).
O ERJ 145 pertenceria à companhia aérea Tár Aerolíneas, que o arrendou à Mexicana enquanto não é possível acertar acordos para receber aviões maiores.
A Mexicana de Aviación foi relançada em agosto após anos de indefinição sobre o que fazer com seu espólio.
No dia 30 de outubro, a Agência Federal de Aviação Civil (AFAC) do México concedeu autorização para formalização da Mexicana de Aviación.
A despeito da promessa do presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, de iniciar operações da Mexicana ainda em dezembro deste ano, o processo para obtenção do AOC deverá levar alguns meses.
Fundada em 1921, a empresa aérea era uma das mais antigas do mundo e operava com um frota que incluía widebodies como o DC-10, A330 e o Boeing 767.
Afundada em dívidas, a Mexicana faliu em 2010, deixando clientes no chão e funcionários sem receber salários.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O governo de Obrador comprou por 815 milhões de pesos a marca e alguns ativos e iniciou a contratação de novos funcionários.
A promessa era que as vendas de bilhetes começaria em setembro e que três Boeing 737-800 seriam recebidos a partir de outubro para formar a frota da companhia aérea.