Decisão sobre novo caça sairá dentro de meses, diz Colômbia

Ministro da Defesa do país afirmou que grupos armados ilegais estão se aproveitando da falta de capacidade da força aérea para se fortalecerem
Rafale, F-16 e Gripen: foco na Colômbia
Rafale, F-16 e Gripen: foco na Colômbia (Divulgação/USAF)

A Força Aérea da Colômbia (FAC) deverá anunciar seu novo caça dentro de meses, afirmou o Ministro da Defesa, Pedro Sanchez.

O país está envolvido em polêmicas a respeito do substituto dos caças IAI Kfir, que estão prestes a chegarem ao fim da vida útil.

Sanchez disse que a situação tem beneficiado grupos militares ilegais, que estão se reforçando em meio a negociações de paz.

Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

A Colômbia não revela quantas aeronaves pretende adquirir nem qual o orçamento disponível. Sabe-se, no entanto, que estão no páreo os caças Lockheed Martin F-16, Dassault Rafale e Saab Gripen.

Caça IAI Kfir da Colômbia (USAF)

A aeronave sueca chegou a ter sua vitória apontada por uma rádio do país, mas nunca houve confirmação por parte do governo da Colômbia.

Caso escolha o Gripen, a Colômbia pode recebê-los via o Brasil, com montagem sendo feita pela Embraer.

Rafale escolhido

O atual presidente, Gustavo Petro, chegou a anunciar o Rafale como próximo caça colombiano logo que assumiu o cargo. No entanto, seu governo pretendia fechar pedidos em pequenos lotes em virtude da limitação de recursos. A alternativa foi rechaçada pela Dassault.

A Força Aérea possui atualmente 19 Kfir que foram atualizados pela israelense IAI, porém, não poderão ser operados por muito mais tempo em virtude das limitações de suas células.

Um dos 15 caças Gripen que estão sendo montados no Brasil (Saab)

O tempo para que os primeiros novos jatos de combate sejam entregues pode deixar o país sem um interceptador supersônico, a exemplo do que ocorre com a Argentina.

A nação sul-americana somente em 2024 fechou uma compra de 24 caças F-16 de segunda mão da Dinamarca. Desde 2015, a Força Aérea Argentina está sem um caça supersônico, um hiato que só será resolvida no ano que vem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Caças F-35: sem interruptor de segurança

EUA negam que possam desligar caças F-35 de outros países remotamente

Related Posts