As negociações entre a Embraer e o governo austríaco para uma possível encomenda do jato multimissão KC-390 Millennium estão avançando, segundo a Reuters.
Uma delegação do país veio ao Brasil participar da LAAD, maior evento de defesa e segurança da América Latina, e discutir com a fabricante um possível acordo.
No início de abril, o porta-voz do Ministério da Defesa da Áustria, Michael Bauer, revelou no Twitter que o governo havia lançado um requerimento para interessados em fornecer uma aeronave com capacidade de carga de pelo menos 20 toneladas e que pudesse realizar reabastecimento aéreo.
A Força Aérea da Áustria deve encomendar entre quatro e cinco aeronaves para substituir seus antigos turboélices C-130K Hercules.
Os requerimentos fazem crer que apenas o C-130J, versão avançada da aeronave da Lockheed Martin, e o KC-390 Millenium, da Embraer, são capazes de atender a necessidade da Força Aérea Austríaca.
Dias antes da declaração de Bauer, representantes do governo participaram do primeiro encontro de operadores do C-390 em Portugal, outro claro sinal de interesse no avião brasileiro.
Uma fonte ouvida pela Reuters afirmou que o KC-390 está sendo analisado e que “há interesse mútuo” em fechar um acordo – a previsão é que isso ocorra no primeiro semestre de 2024.
Membros da OTAN
Em serviço desde 2019 na Força Aérea Brasileira, o KC-390 passou a contar com outros três clientes desde então, todos eles europeus: Portugal, Hungria e Holanda, neste último caso ainda com a assinatura do contrato pendente.
A Áustria pode se beneficiar da experiência conjunta entre os operadores europeus para utilizar o KC-390, aeronave que oferece um desempenho considerado superior ao C-130J.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Pesa a favor da Lockheed Martin a longa carreira em serviço do Hercules, uma aeronave que mais do que provou sua capacidade e versatilidade.
Além disso, o governo dos Estados Unidos exerce uma grande influência nos acordos por armamentos e a Áustria é um dos países que estuda adotar o caça F-35, também fabricado pela empresa norte-americana.
Pouco a pouco o C390 vai conquistando seu lugar como uma ótima opção de cargueiro e abastecedor aéreo.
Os EUA exercem uma pressão enorme nos países da OTAN, mas o C390 mostra-se uma excelente aeronave multi-missão, e de grão em grão a Embraer consegue mostrar a possuem um produto superior ao Hércules. Espero também, que a Embraer consiga inserir o A29-N no mercado europeu.
Grande e ousada tacada da EMBRAER! O KC 390 é o mais avançado avião da sua categoria!
Avião muito bem desenvolvido