A Delta Air Lines é a mais nova participante do nicho de Mobilidade Aérea Urbana. A companhia dos EUA anunciou nesta terça-feira (11) um investimento inicial de US$ 60 milhões, com a oportunidade de expandir o aporte para até US$ 200 milhões, na Joby Aviation, startup norte-americana que está projetando uma aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical (eVTOL).
Como parte do acordo com a Joby, a Delta planeja estabelecer um serviço de transporte aéreo urbano de e para aeroportos onde a companhia tem bases, começando por terminais em Nova York e Los Angeles. A transportadora, no entanto, ainda não definiu quantos eVTOLs pretende integrar em sua rede ou uma data sobre o início das atividades da nova operação.
ACOMPANHE O AIRWAY NAS REDES SOCIAIS
“A Delta sempre olha para frente e abraça oportunidades para liderar o futuro, e encontramos na Joby um parceiro que compartilha nosso espírito pioneiro e nosso compromisso de oferecer experiências inovadoras e perfeitas que são melhores para nossos clientes, suas jornadas e nosso mundo”, disse o CEO da Delta, Ed Bastian. “Esta é uma oportunidade inovadora para a Delta oferecer uma solução exclusiva e premium de casa para aeroporto para clientes nos principais mercados em que investimos e inovamos há muitos anos.”
O acordo entre a Delta e a Joby tem duração inicial de cinco anos após o lançamento comercial, com potencial para estender esse período.
“Compartilhamos o compromisso inabalável da Delta de oferecer viagens perfeitas e sustentáveis aos clientes”, disse o fundador e CEO da Joby, JoeBen Bevirt. “Sua história de inovação, juntamente com sua vasta experiência operacional e liderança em mudanças climáticas, os tornam parceiros incríveis para Joby, e é uma honra trabalhar ao lado deles.”
O eVTOL da Joby, o modelo S4, é projetado para realizar viagens rápidas, silenciosas e sustentáveis dentro e ao redor das cidades, como explica a startup. Até o momento, um protótipo da aeronave realizou mais de 1.000 voos de testes. A empresa, porém, ainda não definiu uma data sobre a estreia comercial do aparelho.
Acidente em fevereiro
A Joby é uma das fabricantes de eVTOL mais adiantadas no momento. Sua aeronave, de seis rotores, será capaz de transportar quatro passageiros a uma distância de até 240 km e atingir 321 km/h de velocidade de cruzeiro. A empresa já voa protótipos do modelo, mas em fevereiro deste ano um deles sofreu um acidente durante um voo operado remotamente.
A aeronave elétrica da startup californiana é rival direta do Eve-100, o eVTOL desenvolvido pela Eve, iniciativa da Embraer nesse novo segmento. A subsidiária da fabricante brasileira prevê estrear o serviço comercial em 2026.