A Delta Air Lines, uma das mais recentes clientes do Boeing 737 MAX, já planeja receber a versão 737-10 apenas em 2027, dois anos após o prazo oficial.
Segundo Ed Bastian, chefe da companhia aérea dos EUA, a empresa já trabalhava com as entregas iniciando no final de 2025, mas após o incidente com o tampão de porta de um 737 MAX 9 da Alaska Airlines, passou a considerar um atraso extra no cronograma.
“Já estávamos prevendo que se chegasse em 2025, seria no final do ano”, disse Bastian à Bloomberg. “Meu palpite é que levará mais um ou dois anos depois disso”.
A Delta Air Lines é uma cliente tardia da família 737 MAX já que tem apostado em expandir sua frota com aeronaves da Airbus. Mas em julho de 2022 a empresa aérea anunciou um acordo para 100 737 MAX 10, versão com capacidade para até 230 assentos.
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Com isso, as cinco maiores transportadoras dos Estados Unidos possuem hoje encomendas do Boeing 737 MAX, quatro delas já operando a aeronave.
Cláusula contratual em caso de atraso
No entanto, os eventos que culminaram com um grande escrutínio sobre os problemas de qualidade na linha de montagem tem a obrigado a Boeing a acertar acordos de compensação em caso de mais atrasos.
Segundo relatos, tanto a American Airlines, uma cliente recente do 737-10, quanto a Delta possuem cláusulas contratuais que preveem compensações caso o programa passe por novos imprevistos. O teor desses acordos, no entanto, é sigiloso.
O 737 MAX 10 foi lançado pela Boeing em junho de 2017 e teve a primeira aeronave realizando o voo inaugural em junho de 2021. Até janeiro de 2024, havia 1.171 pedidos brutos da variante.
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