A Delta Air Lines e equipes do Aeroporto Internacional Toronto Pearson, no Canadá, retiraram na quarta-feira, 19, os destroços do jato Mitsubishi CRJ-900 que se acidentou durante o pouso em 17 de fevereiro.
O jato operado pela Endeavor Air fazia o voo 4819 vindo de Minneapolis (EUA) com 76 passageiros e quatro tripulantes a bordo. Ao tocar na pista, a aeronave teve o trem de pouso direito colapsado e tocou com a asa no solo.
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O CRJ-900 então girou sobre seu eixo longitudinal até parar de cabeça para baixo. Os ocupantes conseguiram deixar a aeronave, alguns com ferimentos mais sérios, mas sem risco de morte.
Vídeo feito por piloto que estava na cabeceira do Aeroporto de Toronto mostra o exato momento que o jato CRJ-900 da Delta toca o solo e gira em torno da fuselagem. #deltaairlines #TorontoPearson #crj900 pic.twitter.com/vYxoJ5w8dz
— Airway (@AirwayBrasil) February 18, 2025
“A remoção levou várias horas em coordenação com a Greater Toronto Airports Authority e a Air Canada – que forneceram especialistas em recuperação adicionais e equipamentos especializados – e foi feita após receber permissão do Transportation Safety Board of Canada”, disse a transportadora.
Os destroços serão agora analisados pelo comitê de investigação, que deve divulgar um relatório preliminar em meados de março.
As causas do acidente ainda não estão claras. Alguns especialistas sugeriram um forte impacto na pista enquanto houve quem apontasse o papel do vento na cabeceira da pista.
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Indenização inicial
A Delta Air Lines se antecipou a possíves ações e ofereceu um pacote inicial de indenização de US$ 30.000 (cerca de R$ 170 mil) a cada passageiro do voo.
O valor seria um gesto de boa fé, sem qualquer condição para ser recebido. Os passageiros poderão negociar com a companhia aérea ou então acionar a Justiça no futuro.