A Textron Aviation anunciou na quarta-feira, 21, que o monomotor turboélice Denali passará a integrar a linha de aeronaves da Beechcraft, ao lado do King Air.
Desde 2016, o novo avião executivo era parte do portfólio da Cessna, juntamente com o bimotor SkyCourier. A aeronave surgiu como um projeto da própria Textron um ano antes, então chamado de Single Engine Turboprop (SETP).
A fabricante dos EUA também confirmou que o voo inaugural do Denali ocorrerá no final deste ano. Após um longo período de desenvolvimento, a aeronave teve importantes avanços nos últimos seis meses.
Em julho, o motor GE Aviation Catalyst foi instalado na primeira aeronave de teste e deve realizar testes de funcionamento em agosto. A Textron tem outras dois protótipos sendo montados em Wichita (Kansas).
Entrada em serviço em 2023
“O Beechcraft Denali representa nossa estratégia contínua de investir em produtos limpos e atuais em ambas as marcas icônicas Beechcraft e Cessna. Os turboélices Beechcraft são conhecidos por sua versatilidade e confiabilidade, e o monomotor Denali é um complemento perfeito para esta lendária família de produtos ”, disse Ron Draper, presidente e CEO da Textron Aviation.
“Os pilotos e passageiros apreciarão a aeronave por suas capacidades aprimoradas, tecnologia inovadora e conforto total para os passageiros”, completou.
O Beechcraft Denali será um concorrente direto do Pilatus PC-12 oferecendo alta velocidade (528 km/h) e capacidade entre seis e nove passageiros. O alcance é de 2.963 km com um piloto e quatro passageiros.
O avião tem como um dos principais diferenciais o novo motor turboélice Catalyst, mais ecológico, e capaz de fornecer 1.300 shp de potência nominal com um consumo de combustível sensivelmente menor. No entato, o motor foi a principal causa do atraso no programa, que deveria ter realizado o primeiro voo em 2019.
Equipado com sistema FADEC (Full Authority Digital Engine Controlled), o motor da GE já realizou 2.300 horas de testes. A aeronave também possui uma suíte de aviônicos Garmin 3000, sistema de pressurização que mantém a cabine numa altitude equivalente a 6.000 pés, além de um teto de serviço de 30.000 pés.
A Textron espera certificar o turboélice Denali até 2023.