A imagem acima, gerada pelo site Flight Radar 24, que acompanha o tráfego aéreo no mundo em tempo real, revela o impacto que a derrubada do Boeing 777 da Malaysia, ocorrida nesta quinta-feira, 17. Na região onde o jato caiu, leste da Ucrânia, há um vazio (em vermelho) e nota-se vários voos desviando do local.
A mudança de rota foi adotada por todas as companhias e países que usavam o país do Leste Europeu como rota de passagem. A região está em conflito desde a queda do governo anterior da Ucrânia no começo do ano.
É o segundo acidente com um avião da Malaysia, ambos com Boeing 777-300. O aparelho, que vinha de uma carreira sem grandes incidentes desde seu lançamento, em 1995, teve ainda o primeiro acidente grave em 2014 com outra companhia aérea da Ásia, a Eva Air. Nesse caso, uma aproximação errada no aeroporto de San Franciso, nos EUA, causou a morte de alguns passageiros. O outro acidente da Malaysia permanece um mistério – o aparelho desapareceu dos radares e até hoje não há pistas de seu paradeiro.