Após deixar a Boeing de lado ao encomendar 33 widebodies Airbus A350, a Korean Air estaria perto de um pedido de 10 jatos 777X, afirmaram fontes à Reuters.
Maior companhia aérea da Coreia do Sul, a empresa foi por muito tempo uma cliente importante da Boeing, mas no começo do ano anunciou uma grande encomenda do rival do 777X, incluindo 27 A350-1000 e seis A350-900.
O acordo foi uma dura derrota para a fabricante dos EUA, que lida com inúmeros problemas em suas linhas de montagem e também na certificação de aeronaves.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O 777X, uma nova família de widebodies com maior capacidade de passageiros e alcance, foi lançado pela Boeing na década passada e deveria ter entrado em serviço em 2021.
Cliente potencial
Após lidar com vários imprevistos, a Boeing agora trabalha com a previsão de colocá-lo em operação em 2025.
Isso, no entanto depende de como a FAA (Federal Aviation Administration) encarará o processo de certificação após a empresa passar por situações embaraçosas em suas fábricas.
A Korean Air sempre foi vista como uma cliente potencial do 777X já que voa com o quadrimotor 747-8 e o 777, do qual tem 37 aeronaves.
A despeito disso, a empresa aérea também possui um bom relacionamento com a Airbus, que fornece jatos A220, A321neo, A330 e o A380.
À Reuters, a Korean Air e a Boeing não quiseram comentar. O 777X tem 538 encomendas brutas, segundo a empresa.
“…deveria ter entrado em serviço em 2021”. Parece que já se esqueceram da pandemia que atrasou tudo, “virou o planeta de cabeça para baixo”, com atrasos de 02 a 03 anos em tudo, isso sem contar com problemas nas cadeias de suprimentos e outros problemas que afetaram as nossas vidas. Se esse acontecimento não tivesse ocorrido talvez o modelo já estivesse certificado e voando por várias companhias aéreas.