A United Airlines anunciou o investimento na aeronave Z4 da startup JetZero. Trata-se de um projeto de jato comercial que utiliza o conceito de aeronave “blended wing body (BWB)”, que promete reduzi significativamente o consumo de combustível e as emissões.
O acordo inclui um compromisso inicial para 100 aeronaves com opção para mais 100 unidades, dependendo do JetZero atingir marcos importantes de desenvolvimento, incluindo o primeiro voo de um demonstrador em escala real em 2027. A aeronave também deve atender aos padrões operacionais e de segurança da United.
O Z4 poderá transportar até 250 passageiros com seu design de asa e fuselagem combinadas, que proporcionará uma cabine imensa comparada aos aviões atuais.
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A empresa afirma que o projeto pode reduzir o consumo de combustível por passageiro-km em até 50% em comparação com jatos similares de corredor duplo.

A United afirmou que a aeronave será compatível com a infraestrutura aeroportuária existente e podea reduzir o consumo de combustível em rotas transatlânticas em até 45%. Espera-se que os aviões funcionem com combustível de aviação convencional, mas serão compatíveis com misturas de combustível de aviação sustentável (SAF).
“Se for bem-sucedida, a JetZero tem o potencial de evoluir nosso principal negócio, desenvolvendo aeronaves com uma cabine maior e mais confortável para nossos clientes, ao mesmo tempo em que aumenta a eficiência de combustível”, disse Andrew Chang, chefe da United Airlines Ventures, o fundo de capital de risco corporativo da companhia aérea.
Fundada na Califórnia, a JetZero está trabalhando com a NASA e a FAA para lançar a aeronave no mercado até 2030.
A companhia aérea sediada em Chicago, por sua vez, tem apoiado iniciativas que visam reduzir a emissão de poluentes como o eVTOL da Embraer, e também projetos mais ousados como o jato supersônico Overture, da Boom Supersonic.
A United não divulgou os termos financeiros do investimento.