O turboélice ATL-100, da startup brasileira Desaer, ainda nem começou a ter o primeiro protótipo montado, mas a empresa já planeja uma versão híbrida da aeronave.
Nesta terça-feira (8), a empresa fundada por ex-funcionários da Embraer anunciou uma parceira com a magniX, companhia dos EUA que está desenvolvendo motores elétricos para a aviação.
Pelo acordo, a Desaer colocará no mercado o ATL-100H, uma variante quadrimotor híbrida. Além dos dois motores turboélices convencionais, a aeronave terá duas unidades de propulsão elétrica magni350 instaladas na parte externa das asas.
Segundo as duas empresas, o ATL-100H poderá economizar entre 25% e 40% de combustível, dependendo da distância percorrida pelo avião. Para a Desaer, o híbrido será um trampolim para uma aeronave totalmente elétrica a ser desenvolvida no futuro por ela.
“As implicações da criação do ATL-100H elétrico híbrido são de longo alcance e terão um impacto positivo na sustentabilidade ambiental e na flexibilidade operacional da aeronave na região do Brasil ”, disse Simon Roads, chefe de vendas da magniX.
“O ATL-100H e as versões futuras da aeronave permitirão que clientes e operadores atinjam as metas de redução de emissões de carbono, mantendo os baixos custos operacionais oferecidos pela família de aeronaves ATL da DESAER”, disse Evandro Fileno, CEO da Desaer.
Baseada em Seattle, a magniX já realizou testes com seus motores equipando um DHC-2 Beaver e um Cessna Grand Caravan. A empresa também é fornecedora do inédito avião 100% elétrico Alice, a da Eviation, e que deve voar pela primeira vez em breve.
A Desaer, por sua vez, pretende iniciar a construção da sua fábrica em Araxá, Minas Gerais, ainda no primeiro trimestre de 2022.