O ambicioso programa TF-X, do governo da Turquia, atingiu mais um marco nesta semana ao realizar os primeiros testes de taxiamento do inédito caça stealth desenvolvido pelo país. A aeronave de combate deve ser oficialmente apresentada neste fim de semana pela Turkish Aerospace Industries (TAI).
O primeiro protótipo do TF-X guarda muitas semelhanças com o F-22 Raptor, embora seja menor. No entanto, as imagens divulgadas pela agência da indústria de defesa turca revelam um caça de aparência disforme, com um cockpit volumoso e elevado, além da fuselagem e superfícies móveis de linhas retas, como se apenas um rascunho do projeto.
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Apesar disso, o TF-X possui algumas características que sugerem que se trata de uma aeronave de combate com um grande potencial. Equipado com dois motores de origem desconhecida (as maiores apostas são no F110), o caça tem dutos de entrada de ar que escondem o primeiro estágio do fan, ao contrário do F-35.
Outro detalhe que chama a atenção é um sensor dianteiro acima do nariz, que pode abrigar um equipamento IRST (Sensor de Busca e Rastreamento Infravermelho). Há também outra saliência na parte inferior que envolveria um sistema de detecção EOTS (Sistema de Aquisição Eletro-óptico).
O TF-X tem sido desenvolvido há cerca de uma década pelo governo turco, que pretende estabelecer uma grande independência de fornecedores estrangeiros. O país, localizado na Europa e Ásia, tem mantido relações pouco previsíveis com o Ocidente, seus vizinhos do Oriente Médio e as potências nucleares Rússia e China.
Originalmente, a Força Aérea do país deveria ter recebido caças F-35, mas a compra de mísseis terra-ar russos S-400 motivou o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, a retirar a Turquia do programa Joint Strike Fighter.
Ao mesmo tempo em que vende drones da Baykar para a Ucrânia, a Turquia também tem sido interlocutora dos russos. O presidente do país, Tayyip Erdogan, possui um canal direto com Vladimir Putin. Não à toa, correm rumores de que a Rússia pode fornecer os motores do TF-X até que um turbofan local seja desenvolvido.
Em paralelo, o atual presidente americano, Joe Biden, pressiona o Congresso a autorizar a venda de um lote de caças F-16 na tentativa de manter a Turquia fora do radar de seus principais adversários. A Força Aérea de fato precisa de reforço já que o TF-X não deve entrar em serviço antes de 2030.
“Desengonçado” = despite do redator, aguarde desempenho pois F 35 pois ainda carece de ajustes.
Apesar de fazer parte da otan ela não tão bem vista pela organização daqui a poucoa Grécia e a Turquia vão ser mata
Oi Carlos, sim, desengonçado, desproporcional, é uma aeronave que carece de linhas harmoniosas. Signfica que é ruim? Não, e isso foi dito no artigo, afinal se beleza contasse em aviões militares o A-10 Thuderbolt e o F-117 seriam fracassos, não é mesmo? Abraços
Examinando as poucas fotos da matéria aqui proposta, não vi nada de desarmonioso o suficiente que já não se via num F22.
Não por isso, meu caro FSantos: