A Deutsche Aircraft anunciou nesta semana a assinatura de um Memorando de Entendimento com a companhia de arrendamento ACIA Aero Leasing para comercialização dos turboélices D328 e D328eco para combater incêndios florestais. Trata-se de um nicho da aviação onde existe basicamente um único fornecedor no Ocidente, a De Havilland Canada.
De acordo com a fabricante alemã, os aviões de combate a incêndios (também chamados aviões-cisterna) serão destinados a agências governamentais. A empresa, no entanto, ainda não divulgou dados sobre desempenho e as capacidades das aeronaves nessa configuração. Também não foi informado uma data sobre a introdução dos novos produtos no mercado.
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Sob os termos do acordo, a ACIA será um locador preferencial das aeronaves-cisterna da Deutsche Aircraft. A empresa de leasing também será responsável pela manutenção, seguros e treinamento de tripulantes dos turboélices de combate a incêndios.
“A ACIA acredita no apoio ao setor de combate a incêndios, pois vemos o aumento da devastação dos incêndios florestais em muitas partes do mundo. Apoiamos a iniciativa da Deutsche Aircraft de se engajar neste setor, onde podemos oferecer soluções de leasing e apoiar a comercialização de suas aeronaves multifuncionais”, comentou Sameer Adam, vice-presidente sênior comercial da ACIA Aero Leasing.
Anastasija Visnakova, vice-presidente de vendas e marketing da Deutsche Aircraft, acrescentou: “Nosso novo D328eco fornecerá flexibilidade incomparável para operadores de combate a incêndios de missões especiais e orgulha-se de um caminho lógico e de risco reduzido para operações de aeronaves sustentáveis”.
Herdeira da Dornier
A Deutsche Aircraft é afiliada à 328 Support Services, companhia especializada no suporte e manutenção do D328 e que detém os direitos de produção da aeronave, que foi desenvolvida originalmente pela extinta Dornier, famosa fabricante aeronáutica da Alemanha.
Criado pela Dornier na década de 1980, o avião de asa alta só voou pela primeira vez em 1991 e entrou em serviço dois anos depois. Em quase uma década de produção, 220 unidades foram entregues. Em 1996, a Dornier foi vendida pela Deutsche Aerospace para a americana Farchild Aircraft, dando origem a Farchild Dornier, que assumiu o projeto do 328Jet, uma variante a jato da aeronave equipada com dois turbofans PW306. Com essa proposta, o modelo teve 110 encomendas e a empresa chegou a estudar versões alongadas do jato, o 428Jet e o 728Jet.
Agora prestes a renascer, o modelo reformulado D328eco terá a fuselagem alongada para aumentar a capacidade de passageiros e, como indica o nome do avião, será uma máquina de baixo impacto ambiental, embora ainda não se trate de uma aeronave com motorização híbrida ou elétrica. O lançamento da aeronave é previsto para meados de 2026.