Devastado pelas chuvas, aeroporto de Porto Alegre é reaberto após cinco meses

Inicialmente, Salgado Filho vai receber apenas voos domésticos. Reabertura total será em dezembro
Terminal de passageiros do Aeroporto Salgado Filho em 25 de maio (Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)
Terminal de passageiros do Aeroporto Salgado Filho em 25 de maio (Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

Depois de cinco meses, desde que o Rio Grande do Sul foi devastado por fortes chuvas, o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, foi reaberto em cerimônia na manhã desta sexta-feira (18). Os primeiros voos acontecem a partir de segunda-feira (21).

Inicialmente, o aeroporto terá apenas voos domésticos e em pista reduzida (1.730 metros). A capacidade será limitada a 128 pousos e decolagens diariamente. A reabertura total e plena da operação da pista (3.200 m) está prevista para 16 de dezembro, com o retorno dos voos internacionais e aumento da frequência.

Para a reconstrução do aeroporto, a concessionária Fraport obteve crédito de R$ 100 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e foi beneficiada com a suspensão temporária de pagamentos de financiamento (standstill) e com a liberação de recursos em contas de garantia, que representam um auxílio de mais R$ 165 milhões.

Pista precisou ser totalmente repavimentada

A Fraport realizou limpeza total da estrutura aeroportuária e obras de repavimentação da pista, dos pátios e demais áreas de circulação de aeronaves. Os equipamentos dos sistemas de iluminação e balizamento tiveram que ser substituídos.

No terminal de passageiros, os sistemas de TI, abastecimento de energia elétrica e restituição de bagagens foram recuperados.

Importante hub aéreo regional e nacional, o aeroporto de Porto Alegre recebeu mais de 7,5 milhões de pessoas e 38.840 toneladas de cargas em 2023.

Total
0
Shares
Previous Post

China está desenvolvendo tecnologia que localiza caças “invisíveis” ao radar

Next Post
Jato E195-E2 de matrícula PS-AEX da Azul

Embraer entrega 16 jatos comerciais no 3º trimestre e está a 30 aeronaves de meta para 2024

Related Posts
Total
0
Share