A DHL é a mais nova companhia de grande porte a anunciar a aquisição de uma aeronave elétrica. A empresa cargueira fechou um acordo para receber 12 unidades do avião Alice eCargo, que será produzido pela startup Eviation.
Desenvolvido originalmente como um bimotor elétrico regional, o Alice poderá voar a 407 km/h numa distância de até 815 km. A versão de passageiros possui nove assentos e carga paga de 1.134 kg.
Já a variante eCargo, adquirida pela DHL, poderá transportar até 1.200 kg tripulada por apenas um piloto. Entre os diferenciais da aeronave estão motores elétricos com menos peças móveis e custo de manutenção mais baixo, além de um software que monitora as condições de voo de forma constante para buscar uma operação ideal.
A DHL pretende usar o Alice em rotas alimentadoras nos EUA. A estreia em serviço é cogitada para o estado da Califórnia.
“Acreditamos firmemente em um futuro com logística de emissão zero”, disse John Pearson, CEO da DHL Express. “Por isso, nossos investimentos sempre seguem o objetivo de melhorar nossa pegada de carbono”.
“Desde o primeiro dia, estabelecemos uma meta audaciosa de transformar a indústria da aviação e criar uma nova era com aeronaves elétricas”, disse o CEO da Eviation, Omer Bar-Yohay. “A parceria com empresas como a DHL, que são líderes em transporte de carga sustentável, é uma prova de que a era da eletricidade está chegando”.
A DHL Express é parte do Deutsche Post DHL Group, que almeja atingir emissão zero em suas atividades até 2050. Já a Eviation foi fundada em 2015 em Israel e recebeu várias rodadas de investimentos desde então.
A empresa mudou-se para Seattle, nos EUA, e participou do Paris Air Show de 2019 com um protótipo do Alice. A aeronave sofreu um incêndio no ano passado e em julho a Eviation apresentou uma revisão do projeto, com cauda em T e hélices montadas em pilones.