Os planos da Azul Linhas Aéreas em relação aos jatos Airbus A350-900 podem ter sido alterados. Um indício é que duas dessas aeronaves, que eram associadas à companhia aérea, agora aparecem como destinadas à Iberia.
A informação consta no Planespotters, site que mantém um bastante confiável banco de dados com a frota das aeronaves comerciais.
Segundo ele, os futuros PR-AOX e PR-AOZ não serão mais entregues à empresa brasileira. Em vez disso, reforçarão a frota da transportadora espanhola, que pertence ao grupo IAG.
A Iberia tem a expectativa de reforçar sua frota de longo alcance com aeronaves A350, das quais tem atualmente 16 aeronaves. Há outros oito jatos encaminhados, incluindo os dois que constavam há pouco tempo para a Azul.
O avião que receberia a matrícula PR-AOX tem o número de série 153 e foi fabricado em 2017 enquanto o hipotético PR-AOZ voou pela primeira vez em 2018 e tem o registro de produção 187.
Idas e vindas
A história da Azul com os A350 é longa. A empresa aérea fundada por David Neeleman havia encomendado o widebody em 2014 dentro do seu plano de expansão internacional.
Algumas aeronaves chegaram a receber parcialmente a pintura da companhia aérea, mas em 2017 a Azul abandonou o projeto de contar com o avançado jato.
Pouco depois, a empresa anunciou ter escolhido o A330-900neo, então em desenvolvimento, para modernizar sua frota de longa distância, constituída na época de A330-200.
Enquanto isso, alguns A350 foram repassados para a Hainan Airlines, da China, que era acionista da Azul nesse período. Durante a pandemia, os jatos acabaram armazenados, mas há cerca de um ano voltaram a ser ativados, em preparação para a entrega à companhia aérea brasileira.
A Azul confirmou o recebimento do primeiro A350-900 em setembro de 2022 quando o PR-AOY pousou em Viracopos (SP). Segundo comunicado na época, dois jatos seriam recebidos até o final do ano passado, o que de fato ocorreu.
Voos exclusivos para Paris
O A350 foi usado na rota Campinas-Orlando até o final de abril, quando os dois jatos da frota foram deslocados para a nova rota com destino a Paris (Orly), onde são mantidos até o momento.
Com 334 assentos em três classes, o A350-900 é o maior avião da companhia aérea, transportando 36 passageiros a mais que o A330neo.
Embora tenha um alcance bastante superior (15.372 km contra 13.334 km do A330-900), o A350 é uma aeronave mais pesada (283 toneladas contra 251 toneladas do A330neo).
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Vale observar que em seus comunicados, a Azul não confirmou em nenhum momento que receberia quatro A350. Resta saber se manter apenas duas dessas aeronaves na frota é uma estratégia eficiente.
AIRWAY questionou a Azul sobre a situação do A350, mas a empresa apenas comentou que “está sempre olhando oportunidades de frota e qualquer mudança divulgaremos num momento oportuno”.