O Aeroporto Regional de Marana, no estado do Arizona, registrou uma colisão no ar entre duas aeronaves de pequeno porte, sendo elas os monomotores Lancair 360 MK II e Cessna 172S.
O acidente ocorreu nesta quarta (19) às 8h28 no horário local, vitimando duas pessoas, segundo informações preliminares do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB).

No relatório, uma das aeronaves “colidiu enquanto estava contra o vento da pista 12”, sendo que o Cessna 172S conseguiu pousar no aeroporto.
Todavia, o Lancair 360 MK II impactou contra o solo, perto da pista 3, gerando um incêndio, segundo a NTSB.

De acordo com a Administração Federal de Aviação (FAA), Marana é um “campo não controlado”, já que não dispõe de torre de controle de tráfego aéreo.
Segundo a FAA, os pilotos que utilizam Marana usam uma Frequência de Aconselhamento de Tráfego Comum para se comunicarem com outros pilotos e assim pousar ou decolar com alguma segurança.

Além dessa comunicação que visa manter uma distância segura entre as aeronaves, Marana, por não ser controlado, não obriga os pilotos a cumprir todas as regulamentações federais de aviação.
A NTSB já enviou um investigador para a área de modo a iniciar o inquérito sobre as causas do acidente.