Duas aeronaves Embraer T-27 Tucano, pertencentes à Academia da Força Aérea (AFA), colidiram no início da tarde desta sexta-feira, 01 de novembro, em Pirassununga, no interior de São Paulo.
As duas aeronaves participavam de um voo em formação para a formatura de cadetes da AFA, com o instrutor no avião Líder e um cadete voando o outro T-27 como Ala.
Durante o voo, ocorreu uma intercorrência que provocou a colisão das duas aeronaves, com o T-27 do Líder seguindo controladamente para um pouso em emergência na pista da AFA.
Todavia, o T-27 Tucano do Ala, pilotado pelo cadete, apresentou dificuldades em manter o voo até o pouso e, acompanhado do instrutor, o piloto ejetou conforme orientação do comando, ejetando-se controladamente, segundo as normas dos manuais de segurança do avião.
Segundo a AFA, o piloto está em bom estado de saúde, passando por acompanhamento médico e realizando exames no Grupo de Saúde da AFA.
A Academia da Força Aérea iniciou o inquérito para apurar os fatores contribuintes para a colisão em voo, conduzido pela Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da AFA, seguindo as normas do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER).
É a segunda aeronave que a FAB perde nas últimas semanas. Um caça F-5EM que iria participar do exercício CRUZEX caiu em Natal após uma falha de motor.