A Força Aérea Brasileira já conta com cinco dos 40 caças Gripen E/F em território nacional. Neste domingo, 25, o navio Minervagracht, atracou no terminal portuário de Navegantes (Portonave), trazendo os aviões de matrícula FAB 4103 e FAB 4104.
Já durante a noite, as duas aeronaves foram rebocadas pelas ruas que separam o porto do Aeroporto de Navegantes, onde serão preparadas para voo. Trata-se de um trajeto de cerca de 3 km e que foi registrado em vídeo pelo canal Leandro LS (veja abaixo).
O processo até aqui tem sido o mesmo de abril deste ano, quando os F-39E FAB 4101 e FAB 4102 chegaram ao país também por Santa Catarina. Embora a Força Aérea ainda não tenha se pronunciado sobre o fato, é esperado que os dois caças decolem em direção à Gavião Peixoto, onde a Embraer e a Saab preparam as aeronaves para a entrega à FAB.
Os quatro caças de produção que estão no Brasil foram “entregues” simbolicamente no final do ano passado na Suécia, junto a exemplares da força aérea do país europeu. O envio por navio é considerado mais seguro do que um traslado por voo com várias escalas.
Além dos aviões de série, está no país também o FAB 4100, usado para testes desde o final de 2020. Ele é conhecido por exibir a bandeira brasileira no estabilizador vertical.