O Grupo Abra, que controla as companhias aéreas Gol e Avianca, da Colômbia, anunciou um investimento estratégico na Wamos Air, da Espanha.
A companhia baseada em Madri foi fundada em 2003 e presta serviços de voos charter e wet-leasing para diversas companhias aéreas.
Sua frota, segundo o Abra, compreende 12 Airbus A330 que voam para empresas como Air Europa, Air New Zealand, Avianca, Aer Lingus, Condor, Etihad, Iberia, Level, Saudia Airlines, TAP Air Portugal, entre outras.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O valor do investimento é de 129 milhões de euros (R$ 720 milhões), mas os detalhes do acordo só serão divulgados após a conclusão da transação.
“Damos as boas-vindas à Wamos Air no Grupo Abra. Sem dúvida, o
investimento que estamos fazendo demonstra a capacidade do nosso
grupo força contínua e abrirá a porta para que possamos realizar
mais sinergias entre nossos negócios e continuar
ampliar oportunidades para conectar os países da América Latina –
não apenas entre si – mas com o resto do mundo “, disse Constantino
de Oliveira Junior, presidente do Grupo Abra.
Segundo a Abra, a Wamos Air manterá sua equipe de liderança e irá operar de forma independente em seu atual modelo de negócios.
Frota diversa
O Grupo Abra foi fundado em 2022 unindo ações da Avianca e da Gol. A empresa aérea brasileira, no entanto, está em concordata desde janeiro. Os sócios da Abra fizeram um financiamento emergencial para que a empresa aérea continue a operar enquanto negocia seus débitos.
Tanto Avianca quanto Gol operam frotas de aeronaves bastante diferentes. Enquanto a empresa aérea brasileira possui apenas Boeing 737 em serviço, a Avianca utiliza jatos da família Airbus A320 e os Boeing 787 para voos de longa distância.
A Avianca deixou de voar com o A330 em configuração de passageiros anos atrás, mas tem sete aeronaves do tipo como cargueiros. A conclusão da transação ainda depende da aprovação das autoridades.